Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Combustão é uma reação química exotérmica, ou seja, libera calor para o ambiente. Esse tipo de reação é muito comum, já que a maioria da energia que consumimos é derivada da queima demateriais: os combustíveis. Exemplo: gás de cozinha, gasolina, óleos e outros, todos eles obtidos a partir da destilação de petróleo, por isso recebem a classificação de hidrocarbonetos.Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio.

Na reação de combustão dos hidrocarbonetosocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor. Veja a equação de combustão:

H + O2 → CO2 + H2O

A reação gerou apenas dióxido decarbono e água, quando elementos como carbono, nitrogênio, enxofre e ferro são queimados, dão origem a óxidos: a queima do Carbono irá gerar o dióxido de carbono, a combustão do nitrogêniodará origem ao dióxido de nitrogênio, a queima de enxofre irá gerar dióxido de enxofre e a do ferro irá gerar óxido de ferro III.

Mas, infelizmente, os combustíveis que apresentamextrema importância em nossa vida também trazem tragédias quando terminam em incêndios, para que isso ocorra são necessários três fatores:

1- Calor;
2- Presença de um combustível;
3-Presença de um comburente.

Para se prevenir e extinguir um incêndio é preciso eliminar um dos três elementos citados, a eliminação pode ser por:

Resfriamento: a água é usadapara abaixar a temperatura;

Abafamento: utiliza-se cobertores para impedir o contato do gás oxigênio do ar com o combustível;

Retirada do combustível: existem vários tipos deextintores, e eles são usados conforme a origem do combustível:

- Sólidos: carvão, madeira, pólvora;
- Líquidos: gasolina, álcool, éter, óleo;
- Gasosos: metano, etano, etileno.
tracking img