Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Laboratório de Química Analítica Quantitativa
Prof: Ribamar Santos

Determinar a acidez do vinhoEQUIPE: Juliane de Azevedo
Juliana do Nascimento
Raiza SenaGustavo de Lima


Ipojuca, junho de 2011

Objetivo
Determinara a acidez do vinho.

1 –Introdução
O vinho contém ainda ácidos orgânicos em duas vertentes: os provenientes da fruta em cultivo, como o ácido málico, tartárico, cítrico, oxálico, acórbico, galacturônico. Há também osácidos formados na fermentação da fruta, o sucínico, o lático e o acético, o pirúvico, o ceto-glutárico e o ácido fórmico.
O ácido tartárico é o principal da uva e do vinho. É o mais forte, defineo pH e dá maior resistência ao ataque bacteriano. Sua dosagem é alta no começo do processo e deve ser encontrada em faixas menores quando a bebida for para a etapa de engarrafamento.
A titulaçãoenvolve a adição de uma solução, chamada de titulante, que é colocada em uma bureta, a uma solução que contém a amostra, chamada analito (ATKINS; JONES, 2006). Através do processo de padronização oufatoração é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.
O ponto exato onde reação completa é denominado ponto de equivalência ouponto final. O ponto final da titulação é o ponto onde ocorre o término da titulação, que é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagenteauxiliar, conhecido como indicador.
Os ácidos fracos não são normalmente titulados com bases fracas porque o ponto final é muito difícil de localizar (ATKINS; JONES, 2006).
Esse experimento tem...
tracking img