Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Parque de Pituaçu vem sofrendo com problemas ambientais e de ocupação desordenada
O Parque de Pituaçu vem sofrendo com problemas de poluição, desmatamento, queimadas, ocupação desordenada porfalta de fiscalização, tanto de órgãos ambientais, quanto de segurança do parque. Segundo Felipe Santos, vendedor local, o parque só tem fiscalização durante o fim de semana. “Não vem quase ninguém noparque nos dias de semana porque as pessoas têm medo de serem assaltadas.”, afirma Felipe.
A estagiária de políticas públicas do Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, Aline Amoedo, afirma que “aocupação desordenada contribuiu para a degradação ambiental de parte do Parque de Pituaçu. As comunidades, alheia ao que vem acontecendo de fato com a área do Parque, aos direitos como cidadãos e às gravesconseqüências para o ecossistema urbano, avalia como boa a administração”.
Em documentos do Gambá constam que além dos problemas de ocupação desordenada, o Parque de Pituaçu sofre de outros problemas.Mesmo tombado como unidade de conservação, Pituaçu ainda não possui Plano de Manejo e apresenta problemas ambientais como lançamento de esgotos, desmatamentos, queimadas, introdução de animaissilvestres, descrição da vegetação ciliar e caça entre outros. A lagoa está cada vez mais poluída, atualmente é possível encontrar sacos e garrafas plásticas, isopor, outros materiais poluentes boiando nalagoa.
Segundo a Urbanista, Jeruza Jesus do Rosário, a qual fez um estudo sobre a ocupação desordenada do parque e sobre os trabalhos ambientais desenvolvidos no mesmo, “Tanto o Estado como ascomunidades, se mostram conscientes da importância do Parque, mas o que se vê na prática, não é condizente com o discurso de senso de preservação; cada vez mais a área vem sendo ferozmente devastada sem aimplantação de mecanismos que venham barrar o avanço de tal situação. O Parque é vitima da falta de sincronia entre os serviços dos órgãos que deveria, primar pela sua saúde e das manobras políticas...
tracking img