Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro universitário de Belo Horizonte
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DA GASOLINA

Belo Horizonte
Setembro/2011

Centro universitário de Belo Horizonte
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DA GASOLINA

Relatório de aula prática sobre
Determinação da Densidade da Gasolina, ministrado Por Liliane Salum professora daMatéria Química Geral aos alunos do Curso de Engenharia Química 1 período-noite.

Kamila Moreira Silva
Mariana de Faria Ferreira

Belo Horizonte
Setembro/2011

Introdução Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O calculo dadensidade e feito pela seguinte expressão:

Densidade=massa 
               volume

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite. A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. Adensidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis, derivados do petróleo. Além de ser utilizada como combustível em motores de combustão interna, é também usada como solvente, na indústria, para óleos e gorduras. Originalmente, a gasolina era um produto colateral e indesejado da indústriade refinamento de petróleo - que estava interessada principalmente no querosene. As refinarias desprezavam toda a gasolina obtida. Com o advento dos motores de combustão, a gasolina foi logo eleita como a melhor opção para combustível, devido a algumas de suas características: alta energia de combustão, alta volatilidade e sua compressibilidade. A energia liberada na combustão da gasolina é aresponsável pelo movimento do motor.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro a gasolina. A mistura resultante e homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também e um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substancias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina e um sistema heterogêneo,bifásico. Quando a gasolina (que contem álcool) e misturada à água. O álcool e extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-agua/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto e, aqui se aplica o dito “semelhante dissolve semelhante” substancias polares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
Aconcentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o Conselho Nacional do Petróleo deve estar entre 18% e 24%.
A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm3 e o 0,75 g/cm3, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido a adição de compostos orgânicos menos densos.
Objetivos:
Nestes experimentos visou-se calcular a porcentagem de álcool na gasolina e determinar a densidadeda gasolina utilizada na experiência, verificando se as mesmas estão dentro das especificações recomendadas pelos órgãos fiscalizadores (20-25 % de etanol anidro).

Materiais:
a) Balança Gehaka 440gr
b) Béquer de 50 ml
c) Pipeta graduada
d) Proveta de 50 ml
e)Bastão de vidro

Reagentes:
a)Água destilada (H2O2)
b)Gasolina

Procedimento experimental:
Após aferir a balança, a mesma foi deixada emcondições de uso. Pese um béquer de 50 mL e anote sua massa. Examine a pipeta e determine: a menor divisão e o desvio avaliado. Coloque pequena porção da gasolina em outro béquer pequeno. Lave o béquer e a pipeta graduada com gasolina. Adicione 10 mL do líquido, medidos com a pipeta graduada, ao béquer pesado anteriormente.
Para medir 10 mL encha a pipeta até o traço correspondente a 0 mL e...
tracking img