Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

LIGAS METÁLICAS

CURITIBA
2013

QUÍMICA GERAL

CURITIBA
2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 HISTÓRIA DOS METAIS
3 O QUE SÃO LIGAS METÁLICAS E COMO ELAS OCORREM
4 QUAIS SÃO AS SUAS PROPRIEDADES
5 COMO SÃO FEITAS AS LIGAS METÁLICAS COM PELO MENOS 5 EXEMPLOS CITANDO COMPOSIÇÃO E UTILIZAÇÃO
6 CONCLUSÃO
7 REFERÊNCIAS


LIGAS METÁLICASTrabalho a ser entregue nas normas da ABNT, em dupla.
Título: Ligas Metálicas.
Conteúdo: O que são?
Como ocorrem?
Quais são as suas propriedades?
Como são feitas as ligas metálicas com pelo menos 5 exemplos citando composição e utilização.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo , descorrer sobre a descoberta e a fundição de metais que se deu início à idade dos metais, napré-história humana, considerado a segunda fase do período neolítico, depois que o homem aprendeu a controlar o fogo. O primeiro metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos, o estanho também foi usado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., surgiu o bronze. Após um longo tempo, descobriu-se o ferro. Por volta de 1500a.C., este metal teve um lento processo de propagação, devido às difíceis técnicas de manipulação das suas ligas.
A partir da era do metal, observa-se o início de uma revolução quanto à consolidação e expansão das primeiras civilizações antigas, devido à resistência dos produtos à base de metais.
Alguns metais nobres (ouro e prata), assim como as pedras preciosas, pela sua raridade, sempre foramobjetos de grande desejo econômico e ornamental e, por isso, causa de muitos conflitos ao longo da história.
A resistência mecânica dos metais e a condutibilidade elétrica são as propriedades mais importantes que justificam a altíssima dependência do homem pelos metais
2 HISTÓRIA
2.1 A MITOLOGIA GRECO-ROMANA
Na mitologia Greco-romana, Hefestos ou Vulcano, – era o deus do fogo, dos metais e daforja (ou da metalurgia). Segundo descrições dos antigos poetas gregos Vulcano “trabalhava febrilmente em sua oficina à boca do vulcão da ilha de Lemnos, Grécia.” Inúmeros foles alimentavam a fornalha usada no derretimento e trabalho com metais como ouro, prata, ferro e bronze. Vulcano fabricou os raios de Zeus, o tridente de Poseidon, a couraça de Héracles, as flechas de Apolo e as armas deAquiles. Confeccionou também uma rede metálica invisível onde aprisionou os amantes Venus e Marte para expô-los ao ridículo diante dos outros deuses e se vingar das traições da esposa. Patrono dos ferreiros e dos artesãos em geral, é responsável, segundo a lenda, pela difusão da arte de usar o fogo e da metalurgia.

2.2 DA PRÉ-HISTÓRIA AOS TEMPOS ATUAIS
A Era ou Idade dos Metais é o período queseguiu a Idade da Pedra e marca o início da dominação dos metais pelas primeiras sociedades sedentárias da Pré-História que passaram a fabricar ferramentas e armas de metal no lugar das ferramentas feitas de pedra.


Figura 1 – Homens da Pré-história trabalhando com metalFonte:

Os arqueólogos acreditam que por volta do ano 6000 a.C., o homem obteve uma importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais. O primeiro metal trabalhado pelo homem foi o cobre, possivelmente por sua coloração avermelhada que se assemelhava à pedra e podia ser moldo sem a necessidade de temperaturas muito altas.
Posteriormente, por volta de 3.000 a. C., ohomem misturou cobre com estanho e obteve por meio da fusão (liga) um metal mais resistente, o bronze, passando a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes.
A utilização do ferro só apareceu por volta de 1.500 a. C. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de...
tracking img