Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Paulo
Campus Diadema

UC: Física III.
Data: 16/03/2012.

Assinaturas: Nomes:
André Paganotti

Caio Lima BispoClaudia Yae Mizuta

Mariane Spera Curti

Índice Página
1. Resumo 1
2. Introdução 1
3. Parte Experimental5
3. Resultados 9
4. Discussão 13
5. Bibliografia

Resumo
Através do modelo atômico atual, foi-se possível postular a natureza elétrica da matéria, e a partir disso constatar os efeitos e fontes de eletricidade. Atualmente, épossível verificar as interações elétricas de diversas formas uma dela é através da utilização do gerador de Van Der Graaff, cuja principal função é produzir uma grande diferença de potencial.
-------------------------------------------------
No experimento, iremos trabalhar com o gerador de Van Der Graaff, a fim de estudar as interações elétricas. Observaremos o comportamento de diferentesmateriais quando estiverem em contato com tal gerador. Através disso vamos verificar a influencia do campo elétrico em alguns experimentos, simular para-raios, estudar o processo de eletrização por atrito, e o consequente, princípio da conservação das cargas, estudar a descarga em gases sob pressão atmosférica e o princípio de funcionamento do eletroscópio. A partir dos resultados observados eobtidos, estaremos aptos para responder as questões sugeridas.
Introdução
Atualmente, somos completamente dependentes da eletricidade em nossas vidas diárias, dependência que vai desde atividades corriqueiras até atividades empresarias ou de desenvolvimento. Portanto, tal dependência abrange tanto ramos sociais, quanto econômicos, que de fato, trazem mais conforto e praticidade a vida atual. Dessaforma, o estudo sobre a eletricidade faz-se conveniente e necessário.
A descoberta do modelo atômico atual foi realizada experimentalmente por Rutherford, que chegou a algumas conclusões, até então inexistentes, por exemplo: o átomo não é maciço, a maior parte da massa do átomo se encontra em uma pequena região central (núcleo) dotada de carga positiva, onde estão os prótons e na região ao redordo núcleo (eletrosfera) estão os elétrons, muito mais leves que os prótons e dotados de carga negativa. Através dessas descobertas, estava postulada a natureza elétrica da matéria.
Figura 1.Representação de um átomo

Os átomos geralmente são eletricamente neutros, ou seja, possuem mesma quantidade de prótons e elétrons. No entanto, em determinadas circunstâncias os mesmos podem ganhar ou perderelétrons. Quando isso ocorre sua carga total deixa de ser zero e o átomo, portanto, não é mais eletricamente neutro e sim dotado de carga elétrica, transformando-se assim em um íon. Se o átomo eletricamente neutro recebe elétrons, passa a ficar com excesso de cargas negativas, ou seja, transforma-se num íon negativo, denominado ânion. Por outro lado, se o átomo perde elétrons, transforma-se numíon positivo, denominado de cátion.
A eletricidade é um agente físico, que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica, ou seja, se manifesta, a partir, das interações elétricas. Devido a sua variedade tais fenômenos elétricos se dividem em duas classes: eletricidade estática (eletrostática) e eletricidade dinâmica (eletrodinâmica).
A primeira é a...
tracking img