Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis Ponderais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
01 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III

Determine os valores de x, y, z, w e k mencionando a(s) Lei(s) empregadas nestas determinações.

Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 1

02 (UFSCar-SP) Durante uma aula de laboratório, um estudante queimou ao ar diferentes massas iniciais (mi) de esponjade ferro. Ao final de cada experimento, determinou também a massa final resultante (mf). Os resultados obtidos estão reunidos na tabela a seguir.

Admitindo que em todos os experimentos a queima foi completa, o estudante fez as três afirmações seguintes. I) A Lei da Conservação da Massa não foi obedecida, pois a massa final encontrada para o sistema em cada experimento é sempre maior que suamassa inicial. II) O aumento de massa ocorrido em cada experimento se deve à transformação de energia em massa, tendo se verificado a conservação da soma (massa + energia) do sistema. III) A relação constante obtida entre a massa final e a massa inicial do sistema (mf/mi), em cada experimento realizado, permite afirmar que, dentro do erro experimental, os dados obtidos estão de acordo com a Lei dasProporções Definidas. Dentre as afirmações apresentadas, o estudante acertou: a) I, apenas b) II, apenas c) III, apenas d) I e II, apenas e) I, II e III

03 (Unesp-SP) Foram analisadas três amostras (I, II e III) de óxidos de enxofre, procedentes de fontes distintas, obtendo-se os seguintes resultados:

Estes resultados mostram que: a) as amostras I, II e III são do mesmo óxido. b) apenas asamostras I e II são do mesmo óxido. c) apenas as amostras II e III são do mesmo óxido. d) apenas as amostras I e III são do mesmo óxido. e) as amostras I, II e III são de óxidos diferentes.

Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 2

04 (FAAP-SP) Com o objetivo de verificar a observância à lei de Proust, um estudante efetuou a reação entre ferro e oxigênio, obtendo osseguintes dados experimentais:

Outro estudante, utilizando os mesmos reagentes, obteve os seguintes valores experimentais:

O que podemos concluir a respeito do trabalho dos dois estudantes e da observância à referida lei? Observação - Lei de Proust (proporção constante): “As massas dos reagentes que se combinam para formar um mesmo composto guardam entre si uma proporção constante.”

05(PUC-SP) Querendo verificar a Lei da Conservação das Massas (Lei de Lavoisier), um estudante realizou a experiência esquematizada abaixo:

Terminada a reação, o estudante verificou que a massa final era menor que a massa inicial. Assinale a alternativa que explica o ocorrido: a) A Lei de Lavoisier só é válida nas condições normais de temperatura e pressão. b) A Lei de Lavoisier não é válida parareações em solução aquosa. c) De acordo com a Lei de Lavoisier, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes, quando estes se encontram na mesma fase de agregação. d) Para que se verifique a Lei de Lavoisier, é necessário que o sistema seja fechado, o que não ocorreu na experiência realizada. e) Houve excesso de um dos reagentes, o que invalida a Lei de Lavoisier. Portal de Estudos em Química(PEQ) – www.profpc.com.br Página 3

06 (Fuvest-SP) A transformação química:

2 KI(s) + Pb(NO3)2(s)  2 KNO3(s) + PbI2(s)
(branco) (branco) (branco)

(amarelo)

é um exemplo de reação entre sólidos, que ocorre rapidamente. Em um recipiente de vidro com tampa, de massa igual a 20 g, foram colocados 2 g de KI e 4 g de Pb(NO 3)2, pulverizados. O recipiente, hermeticamente fechado, foivigorosamente agitado para ocorrer a reação. a) Como se pode reconhecer que ocorreu reação? b) Qual é massa total do recipiente e seu conteúdo, ao final da reação? Justifique sua resposta. 07 (Unesp-SP) Numa viagem, um carro consome 10 kg de gasolina. Na combustão completa deste combustível, na condição de temperatura do motor, formam-se apenas compostos gasosos. Considerando-se o total de compostos...
tracking img