Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOMENCLATURA DOS HIDROCARBONETOS COM CADEIAS NORMAIS

Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 1

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
01 (Umesp-SP) Dar o nome oficial para os seguintes hidrocarbonetos:

02 (UFSCar-SP) Considere as afirmações seguintes sobre hidrocarbonetos. I) Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio. II) Sãochamados de alcenos somente os hidrocarbonetos insaturados de cadeia linear. III) Cicloalcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados de fórmula geral CnH2n. IV)São hidrocarbonetos aromáticos: bromobenzeno, p-nitrotolueno e naftaleno. São corretas as afirmações: a) I e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II e IV, apenas.

Portal de Estudos em Química(PEQ) – www.profpc.com.br

Página 2

03 (Anhembi Morumbi-SP) Observe a tabela abaixo:

A partir das informações dadas encontre a alternativa que expresse a fórmula geral correta dos alcanos. a) A fórmula geral para os alcanos é CnHn+2n b) A fórmula geral para os alcanos é CnH2n+2 c) A fórmula geral para os alcanos é CnHn+n d) A fórmula geral para os alcanos é CnH2n–2 e) A fórmula geral paraos alcanos é CnH2n 04 (Uniube-MG) Recentemente, três tanques contendo 250 toneladas de um gás derivado do petróleo usado na fabricação de borracha sintética foram destruídos em incêndio no Rio de Janeiro. Esse gás, um hidrocarboneto de cadeia aberta com 4 átomos de carbono e 2 ligações duplas é: a) C4H8 b) C4H6 c) C4H10 d) C4H11 e) C4H12 05 (Alfenas-MG) O gás natural é uma mistura constituída de:a) hidrocarbonetos insaturados. b) CH4 e C2H6 c) CH4, C2H6, N2 e CO2 d) C3H8 e C4H10 e) CH4, C3H8 e C4H10 06 (FMTM-MG) “Titã, a lua de Saturno, será o único corpo celeste do sistema solar, além da Terra, a possuir um oceano em sua superfície. Nesse caso, é de se supor que tenha também cataratas, rios e lagos formados de etano, propano e outras substâncias orgânicas. Ainda mais interessante, doponto de vista dos cientistas, é a atmosfera do satélite, rica em nitrogênio molecular, gás carbônico, metano e outros hidrocarbonetos, o que faria chover gasolina.” (Revista Galileu, nº 104, março 2000) As fórmulas dos hidrocarbonetos, cujos nomes foram dados no texto, e da substância simples mencionada são: a) C2H6, C3H8, CO2, N2 b) C2H6, C3H8, CH4, N2 c) C2H4, C3H8, CH4, N2 d) C2H4, C3H6, CH3, N2e) C2H2, C3H6, CH4, N2 Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br Página 3

07 (ITA-SP) Considere as afirmações abaixo relativas a hidrocarbonetos normais e saturados na temperatura de 25°C e pressão de 1 atm. I) O estado físico mais estável de hidrocarbonetos contendo de 1 a 4 átomos de carbono é o gasoso. II) O estado físico mais estável de hidrocarbonetos contendo de 5 a 12átomos de carbono é o líquido. III) O estado físico mais estável de hidrocarbonetos contendo de 25 a 50 átomos é o sólido cristalino. IV)Hidrocarbonetos contendo de 25 a 50 átomos de carbono são classificados como parafina. V) Hidrocarbonetos contendo de 1000 a 3000 átomos de carbono são classificados como polietileno. Das afirmações feitas, estão corretas: a) apenas I, II, IV e V. b) apenas I, II e V.c) apenas III, IV e V. d) apenas IV e V. e) todas. 08 Qual o nome do segundo composto da série dos alcenos? a) Eteno b) Etino c) Propeno d) Butano e) but-1-eno 09 (Uesb-BA)

Associando-se cada fórmula molecular à respectiva série homóloga, a coluna da direita, preenchida de cima para baixo, deve ter a sequência: a) IA, IIB, IIIC, IVD b) IIA, IIIB, IVC, ID c) IIIA, IVB, IC, IID d) IVA, IIIB, IIC,ID e) IVA, IB, IIC, IIID

10 (Fatec-SP) O hidrocarboneto que apresenta a menor quantidade de átomos de H por molécula é: a) metano. b) etano. c) eteno. d) etino. e) propino.

11 (UEL-PR) Na estrutura do 1,3-pentadieno, o número de carbonos insaturados é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 4

12 (Unip-SP) A fórmula molecular...
tracking img