qUIMICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E PROFESSOR GABRIEL POZZI

Trabalho de Química
Caderno do Aluno volume 1 página 86 Pesquisa Individual

Óxido de alumínio
Ácido bromídrico



Nome : Beatriz Angelo
Número: 35 Série: 2º1
Professor : Edson














Limeira 28 de Agosto de 2014
Óxido de alumínio
Fórmula: Al2O3
Densidade: 3,95 g/cm³
Ponto de fusão: 2.072 °C
Massamolar: 101,96 g/mol
Ponto de ebulição: 2.977 °C

O óxido de alumínio (Al2O3) é um composto químico de alumínio e oxigénio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais.
O óxido de alumínio é o principal componente da bauxita, o principal minério de alumínio. Industrialmente, a bauxita é purificada em óxido dealumínio através do processo Bayer, e o óxido é depois convertido em alumínio metálico pelo processo Hall-Héroult.
As pedras preciosas rubi e safira são compostas principalmente por óxido de alumínio e as suas cores características são-lhes dadas por traços de impurezas.
Seu uso mais significativo é na produção do metal alumínio, embora seja usado como um abrasivo devido à sua dureza e como ummaterial refratário devido a seu alto ponto de fusão.

Propriedades físicas
O óxido de alumínio é um óxido anfótero, reagindo tanto com ácidos quanto com bases.
O óxido de alumínio é responsável pela resistência às intempéries do alumínio metálico. O metal alumínio é muito suscetível ao oxigênio atmosférico e uma camada fina de óxido de alumínio se forma rapidamente na superfície exposta de metal.Essa camada o protege de oxidação mais profunda. A espessura e as propriedades da camada de óxido podem ser melhoradas por meio de um processo chamado de anodização.
O óxido de alúminio é um excelente isolador térmico e elétrico, mas tem uma condutividade térmica relativamente alta (30 Wm−1K−1)6 para um material cerâmico. Em sua forma cristalina, chamada coríndon, tem dureza suficiente para serempregada como abrasivo e como componente de ferramentas de corte.5
Óxido de alumínio em pó é frequentemente empregue como um meio para cromatografia.
Em agosto de 2004, cientistas norte-americanos em trabalho para a 3M desenvolveram uma técnica para formar uma liga de alumina e terra rara, produzindo um vidro bastante resistente.
O óxido de alumínio foi removido da lista de produtos químicosda EPA em 1988.


Estrutura
A forma mais comum de alumina cristalina é conhecida como coríndon. Os íons de oxigênio quase formam uma estrutura hexagonal fechada, repleta de íons de alumínio com o preenchimento de dois terços dos interstícios octaédricos.
Cada centro de Al3+ é octaédrico. Em termos de cristalografia, o coríndon adota uma forma de treliça “Bravais”, com um grupo espacial R-3c(número 167 nas Tabelas Internacionais). A célula primitiva é constituída por duas unidades de fórmula de óxido de alumínio. 
A alumina também existe em outras fases, ou seja, γ, δ, η, θ, e χ-aluminas. Cada uma tem uma estrutura cristalina e propriedades únicas. A chamada β-alumina provou ser NaAl11O17.

Usos
A grande maioria da alumina é consumida para a produção de alumínio, geralmente peloprocesso Hall.
Como enchimento
Sendo quimicamente bastante inerte, relativamente não-tóxico, e branco, a alumina é um enchimento preferencial para plásticos. A alumina é um ingrediente comum como protetor solar.
Como catalisador e um apoio a um catalisador
A Alumina catalisa uma variedade de reações que são úteis industrialmente. Numa aplicação em larga escala, a alumina é o catalisador noprocesso de Claus, para a conversão de resíduos de  gases de sulfeto de hidrogênio em enxofre elementar, em refinarias. Também é útil para a desidratação de álcoois em alquenos.
A Alumina serve como um suporte de catalisador para muitos catalisadores industriais, tais como aqueles usados em hidrodessulfurização e algumas polimerizações “Ziegler-Natta”. As zeólitas são produzidas a partir da...
tracking img