quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARAPOTI
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA










PREPARO DE TINTA E ADITIVO
PTA

















ARAPOTI
2014

NIVALDO LUCAS NETTO














PREPARO DE TINTA E ADITIVOS
PTA









ARAPOTI
2014LISTA DE SIGLAS

PTA-PREPARO DE TINTA E ADITIVO
BF -BOMBA FUSO
BC-BOMBA CENTRIFUGA
PH-POTENCIAL DE HIBROGENIO
TG-TANQUE
EPI-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
ETE-ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFRUENTES
ETA-ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA
SDCD-SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE A DISTRIBUIDO.
















RESUMO
Para a fabricação de papel revestido o PTA parte do processo - Preparode Tintas e Aditivos. Sua função é preparar e armazenar tintas e aditivos de diferentes tipos, dentro das normas e especificações. Com intuito de ser enviado o aditivo para maquina de papel, e a tinta para o coater de acordo com o processo. A tinta tem varias misturas de matérias primas , algumas já chegam prontas para o uso outras são processadas no PTA. Essas matérias primas ou própria tinta vãopara um controle de qualidade muito rígido para avaliação onde a finalidade e ter conhecimento sobre as variáveis do processo de tinta e aditivos para a fabricação de papel .





















SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO
O Relatório tem um objetivo descrever os meus conhecimentos do estagio supervisionado na área do PTA na fabrica Stora Enso de Arapoti, o relatório tem afinalidade para complementar o curso de técnico em química , cursado na instituição C E E P, Arapoti. A Stora Enso Arapoti produz papeis revestido e supercalandrado usados na impressão de revistas e catálogos, estes papeis possuem características especificas de brilho, lisura, alvura, tonalidade, gramatura e opacidade. Para esse tipo de processo usa-se uma maquina chamada de coater que temcomo objetivo de aplicar tinta no papel vinda do PTA.

2 HISTORICO DA STORA ENSO
A Stora Enso está buscando repensar, a nível mundial, a indústria de biomateriais, de embalagens, papel e produtos de madeira. Nós buscamos sempre repensar o existente com o objetivo de oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras baseadas em materiais renováveis.
O Grupo possui 30 000 funcionários em mais de35 países espalhados pelo mundo e tem suas ações negociadas nas Bolsas de Helsinque e Estocolmo. Nossos clientes incluem editoras, gráficas e distribuidores de papel, bem como os setores de embalagem, marcenaria e construção civil.
A capacidade de produção anual da empresa é de 4,9 milhões de toneladas de celulose, 11,8 milhões de toneladas de papel e cartão, 1,3 bilhões de metros quadrados deembalagens corrugadas e 6,0 milhões de metros cúbicos de produtos de madeira serrada, dos quais 3,1 milhões metros cúbicos com valor agregado. Nossas vendas em 2011 foram de 11,0 bilhões de euros, com um EBIT (Lucro Antes dos Juros e Impostos) operacional de 866,7 milhões de euros.
A missão da Stora Enso é usar e desenvolver seu conhecimento sobre produtos renováveis para atender as necessidadesde seus clientes e muitos dos desafios globais associados às matérias primas. Nossos produtos são uma alternativa menos prejudicial ao clima e com menor pegada de carbono, para muitos dos produtos feitos com materiais concorrentes não renováveis. Soluções baseadas no uso da madeira proporcionam amplos benefícios para nós, como empresa, para as pessoas e para o planeta. A Responsabilidade Global –entendida como responsabilidade econômica, social e ambiental – é o fundamento do modo de pensar e agir em relação a cada aspecto das atividades da empresa.
A Stora Enso se concentrará ainda mais nos mercados em crescimento na China e América Latina, em embalagens feitas de cartão, em celulose proveniente de plantações e em papéis de qualidades específicas. As embalagens de cartão oferecem...
tracking img