Quimica

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2012
Trabalho de Química

Segundo ABAL (associação Brasileira do Alumínio De 18/11/2012) Basicamente, são necessárias cerca de cinco toneladas de bauxita para produzir duas toneladas de alumina e duastoneladas de alumina para produzir uma tonelada de alumínio pelo processo de Redução. Então com esses dados o grupo chegou a conclusão que para ser feito quarenta quilos de alumínio são necessáriosduzentos quilos de bauxita.

Processo Hall-Heroult

Segundo o site (sandrealuminio De 18/11/2012) Neste processo, o alumínio se deposita no fundo da cuba, sendo extraído por sucção para cadinhos, quetransferem o metal líquido à fundição para a obtenção do alumínio primário. Na forma de lingotes, vergalhões, placas e tarugos, o alumínio está pronto para a transformação em indústrias que atendemdiversos setores.

Figura 1 – Processo Hall-Heroult

Processo Bayer

Segundo ABAL (associação Brasileira do Alumínio De 18/11/2012) O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita.Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) deoutras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer, apresentado esquematicamente a seguir:

Figura 2 - Processo Bayer

O processoquímico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido,concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através deeletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
Discutir com sua equipe qual o tipo de eletrólise usada na obtenção do alumínio, qual a relação direta existente entre o alumínio, eletrólise e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!