Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonio Albino Soares Pinto

Formação e prática pedagógica

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa, procura alertar a comunidade acadêmica sobre a importância do estudo minuncioso arespeito desse tema, bullying. Embrora trata-se de um termo novo em nosso vocabulário, este refere-se a um problema antigo que causa grande mal a alguns alunos, trazendo conseguências danosas a sociedade emgeral.
É um problema que afeta as escolas em geral não se restringindo a nenhum tipo de instituições de ensino (NOGUEIRA, 2006).
Algumas pessoas chegam a achar que tudo não passa de umabrincadeira, talvez até seja para o praticante; mas, para aquela pessoa agredida não é; pois, começa a apresentar problemas no comportamento, fica agressiva com os colegas e com pessoas mais próximas, causatranstornos psicológicos, causando assim grande desequilíbrio na formação do educando e em alguns casos as marcas dessa violência irão acompanha-lo para o resto de sua vida.


“A humilhação socialconhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propor-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes. Como tal, trata-se de umfenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo - em seu corpo e gestos, em sua imaginação e emsua voz - e também reconhecível em seu mundo - em seu trabalho e em seu bairro (GONÇALVES FILHO, 1998, p. 15). ”


Trata-se de um tema de repercussão mundial no âmbito escolar, ocorre por váriosfatores, tendo predominância no ambiente familiar, porque, quando a criança vive em um clima de desrespeito, ela pode passar de vítima em casa, a agressora na escola, oprimindo os colegas e com isso,torna-se assim um aluno com dificuldade de relacionamento e pode desenvolver até um problema de saúde mais grave, como a depressão. Na visão do agressor, as vítimas são anormais, ou seja, pessoas...
tracking img