Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-laboratório 5

1) Escala de polaridade de solventes, do mais polar (água) ao menos polar (tetracloreto de carbono)
Agua – metanol - tetraidrofurano – dioxana – etanol – acetona – acetato deetila – álcool isopropilico – acetonitrila – L-butanol – cloreto de metileno – dicloreto de etileno – clorofórmio – tolueno – tetracloreto de carbono.

2) Fatores envolvidos nos processoscromatográficos:
Coeficiente de distribuição (K), a eficiência da separação que pode ser conseguida numa coluna cromatográfica depende das velocidades com a quais as diversas espécies atravessam a coluna.
K =( CE/ CM)
Onde CEe CM representam as concentrações molares do composto A nas fase estacionária e móvel, respectivamente.
Tempo de Retenção ( tR) e tempo de retenção corrigido ( t’R)
O tempo deretenção é o tempo gasto por um componente desde a sua injeção na coluna até a sua detecção na saída do sistema. Para a determinação dos tempos de retenção corrigidos (t’R) é necessário conhecer otempo morto que é o gasto pelas moléculas da fase móvel para atravessar a coluna e atingir o detetor, uma vez que a correção é feita simplesmente descontando o seu valor do valor do tempo de retenção.Relação entre Tempo de Retenção e Coeficiente de Distribuição
As velocidades lineares de um soluto (v) e das moléculas da fase móvel ( u ) podem ser dadas, respectivamente, por :v= ( L /tR) u=(L/tM)onde L é o comprimento da coluna cromatográfica.

4) (b) a tinta da caneta hidrocor é formada pela mistura de diferentes compostos.

5)  É que o lápis (grafite) tem como matéria-prima o carvãovegetal cristalizado. Segundo Vogel: “O papel é composto por moléculas de celulose que possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica,atuando como suporte inerte contendo a fase estacionária aquosa (polar)”. Ou seja, a grafita do lápis não é solúvel em água e não interfere na cromatografia.

6) Capilaridade é a capacidade que...
tracking img