Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguma Química do Iodo

Questionário:

1. Escreva a equação para a reação da célula somando as duas equações de semirreação que ocorreram durante a eletrólise acompanhada nolaboratório.

K⁺ + 1e⁻ ↔ K

I⁻ ↔ I + 1e⁻

K⁺ + I⁻ ↔ KI

2. Dadas às espécies, I2, I- e I3- indique quais são solúveis em água e quais são solúveis em hexano.

Solúveis em água: I⁻e I3⁻

Solúveis em hexano: I2

3. À medida que o iodo vai se produzindo no ânodo, ele forma o íon complexo castanho I3- com o íon iodeto da solução de eletrólise. Escreva aequação deste equilíbrio. Qual o efeito da adição de CCl4, mais denso, sobre este equilíbrio?

I⁻(aq) + I2(aq) ↔ I3⁻(aq)

4. A solução a redor do cátodo é ácida ou básica? Escreva aequação para a semirreação catódica. Uma amostra desta solução poderá reagir com solução de cloreto férrico? Escreva a equação desta reação.

A solução ao redor do cátodo é básica.

2H2O+2e↔ H2 + 2OH⁻

Sim, poderá reagir com o FeCl3 porque o Fe reage com o I-.

2Fe⁺³ + 2I⁻ → 2Fe⁺2 + I2

5. Quando o iodo, I2, reage com uma solução alcalina, sofre reação deautorredox que produz íons iodeto, I-, iodato, IO3- e água, todos incolores. Partindo do que se sabe acerca dos produtos formados junto de cada eletrodo, dê uma explicação plausível para aexistência da nítida fronteira de cor observada no fundo do tubo em U. Escreva a equação química balanceada desta reação.

6. Escreva a equação química para reação que ocorreu entre aamostra (parte B) com o FeCl3. O íon Fe3+ atuou como agente oxidante ou redutor?

7. Considerando os valores de eletronegatividade, bem como a percentagem de caráter iônico, justifique arazão pela qual o KI é mais solúvel no etanol do que o NaCl.

8. A partir do procedimento experimental realizado nesta prática, como se conclui que existe iodeto no sal de cozinha?
tracking img