Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Tabela Periódica
Na época  eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos, cuja similaridade foi comparada a um jogo de paciência.  Na paciência cartas tem de ser alinhadas de acordo com o naipe e uma ordem numérica descendente (Figura 1). Desta forma, o que Mendeleiev procurou relacionar os elementos químicos de acordo com o grupos de propriedades similares (como os naipesdo baralho), sendo os elementos de cada grupo alinhados segundo a seqüência de seus pesosatômicos. O que estava procurando em meio aos elementos parecia algo muito semelhante: um padrão que listasse os elementos de acordo com grupos de propriedades similares (como naipes), com os elementos de cada grupo alinhados segundo a seqüência de seus pesos atômicos (Figura 2).Após exaustivo trabalho,Mendeleiev viu num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam de acordo com a ordem de seus pesos atômicos e de suas propriedades, se repetindo numa série de intervalos periódicos. Com esta certeza Mendeleiev questionou o peso atômico de alguns elementos químicos conhecidos na época, sugerindo que foram calculados errados. Na sua tabela havia muitas lacunas peso atômicos, cujo objetivo eraelementos que ainda não haviam sido descobertos na época.  Por essa razão, chamou sua descoberta de Tabela Periódica dos Elementos Químicos e foi publicada no seu livro Princípios da Química em 1869. A Figura 3 mostra a tabela proposta por Mendeleiev. A Tabela Periódica proposta por Mendeleiev sofreu muitas mudanças desde a sua descoberta, porém as versões modernas continuam incontestavelmentebaseada na concebecção dele.  BREVE HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA << 1. As tríades de Döbereiner
No início do século XIX valores aproximados para a massa dos átomos de alguns elementos (denominada massa atômica) haviam sido estabelecidos.
Em 1829, o químico alemão Johann Döbereiner, analisando 3 elementos quimicamente semelhantes - o cálcio (Ca), o estrôncio (Sr) e o bário (Ba) - percebeu umarelação simples entre suas massas atômicas: a massa do átomo de estrôncio apresenta um valor bastante próximo da média das massas atômicas do cálcio e do bário.
Ele também observou o mesmo efeito para outras tríades (trios) de elementos químicos, por exemplo, cloro/bromo/iodo e enxofre/selênio e telúrio.
Os químicos da época não se impressionaram muito com as observações de Döbereiner e estaspassaram praticamente despercebidas. Seu mérito foi ter sido, aparentemente, o primeiro a mostrar relações entre elementos conhecidos.
2. O parafuso telúrico de Chancourtois
Em 1862, o geólogo francês Alexandre Chancourtois (1819-1886) dispôs os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas numa linha espiral em volta de um cilindro. Tal disposição ficou conhecidacomo parafuso telúrico de Chancourtois (telúrico significa relativo à Terra). 
Ao redor do cilindro foram feitas dezesseis divisões, e os elementos com propriedades semelhantes apareciam uns sobre os outros em voltas consecutivas da espiral. Chancourtois estava sugerindo que as propriedades dos elementos estavam relacionadas ao número que o elemento ocupava na seqüência. As regularidades que eleencontrou não funcionavam para todos os elementos conhecidos e a idéia não recebeu muita atenção.
3. As oitavas de Newlands
Em 1864, o inglês John Newlands, um amante da música, organizou os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas em linhas horizontais, contendo sete elementos cada. O oitavo elemento apresentava propriedades semelhantes ao primeiro e assim por diante, numa relaçãoperiódica que lembra a periodicidade das notas musicais.
A essa repetição de propriedades dentro da seqüência o químico inglês deu o nome de lei das oitavas. Por buscar essa relação entre Química e Música, Newlands sofreu o desprezo e o escárnio dos membros da Sociedade de Química de Londres. Ao apresentá-lo aos membros dessa entidade, um deles teria perguntado sarcasticamente se ele já teria tentado...
tracking img