Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Neste trabalho descreveremos um experimento que baseia-se na Lei de Hooke, falando de forma resumida suas aplicações dentro do mesmo. Relataremos a forma como foi realizadoo procedimento experimental confrontando os resultados encontrados experimentalmente pelos teóricos e percebendo onde podem ser encontrados os erros que foram cometidos.



IntroduçãoTodos os corpos sob ação de uma forma de tração ou compressão deformam-se, entende-se por deformação uma alteração na forma ou nas dimensões de um corpo, sendo assim, algumas deformações podemser elásticas. Dizemos que uma colisão é elástica quando desaparece com a retirada das forças que a originaram, podemos dizer então que aqui temos uma força variável ao qual denominamos força de mola.Esta força foi descrita pela primeira vez em 1660 por Robert Hooke, que ao observar o comportamento mecânico de uma mola descobriu que as deformações obedecem á uma lei básica:
“Quanto maior fosseo peso de um corpo suspenso á uma das extremidades da mola, maior era a deformação sofrida pela mola.”
Isso aconteceu para todos os sistemas, dessa forma ele observou que existia proporcionalidadeentre á força deformante e a deformação produzida. Então, em 1676 Hooke enunciou sua lei conhecida atualmente:
“As forças deformantes são proporcionais ás deformações elásticas produzidas.”
Assim,aplicando uma força o objeto se deforma dependendo da massa aplicada sendo proporcional á distensão causada pelo objeto até um limite elástico, voltando ao tamanho original após o término da aplicaçãode uma deformação, para esta força variável damos o nome de força restauradora.
A lei de Hooke é enunciada matematicamente a partir da equação:
F= -K.∆L
Onde:∆L é a variação de comprimento de distensão da mola (Lf- L0)
K é a constante da mola, quanto maior o valor de K mais rígida é a mola, ou seja, maior deverá ser a força exercida para se obter um...
tracking img