Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Osasco
1. Objetivo
Conhecer diferentes tipos de indicadores e aprender a usá-los.

2. Introdução
O pH é uma medida que indica se uma solução conhecida é ácida (pH<7), neutra (pH=7), ou básica/alcalina (pH>7). Uma solução neutra tem o valor de pH=7 a 25ºC, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura. O pH é o símbolo para grandeza físico-quimica “potencialhidrogênionico’’ essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida. O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1939), com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O “p’’ vem do alemão potenz, que significa poder deconcentração, e o “H’’ é para o íon de hidrogênio (H+).
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Existem vários tipos de indicadores.
Papel tornassol: Esse método é feito através dopapel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul.
Solução de fenolftaleína: Esta soluçãoé um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.
Indicadores ácido-base: podem ser naturais, um bom exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado de maneira bemsimples:
“Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos”(TERCI; ROSSI, 2002); assim, os indicadores ácidos-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas,que apresentam diferentes cores em função do pH do meio em que são inseridos.

3. Parte experimental
3.1 Materiais e reagentes
* Béquer de 150ml
* Bico de Bunsen
* Funil
* Pisseta com água destilada
* Tripé de ferro
* Tela de amianto
* Tubos de ensaio

3.1.1 Indicadores
* Fenolftaleina.
* Azul de bromotimol.
* Papel tornassol vermelho.* Papel tornassol azul.
* Extrato de repolho roxo.

3.1.2 Soluções:
* Carbonato de sódio
* Sulfato de alumínio
* Ácido clorídrico.
* Hidróxido de sódio (soda cáustica).
* Vinagre.
* Sabão.
* Leite de magnésio.
* Limão.
* Pasta de dente.

3.2 Procedimento
3.2.1 Teste com indicadores
Montou-se séries com 5 tubos de ensaio contendo um volumecom substância como: Na2Co3, Al2(So4)3, Hcl, Soda cáustica. Adicionaram-se algumas gotas de cada indicador em cada uma das substâncias e observou-se seus resultados.

3.2.2 Avaliação de caráter ácido ou alcalino de substâncias conhecidas
Selecionou-se algumas substâncias de uso cotidiano, tais como: Limão, Biotonico, Vinagre, Detergente, Leite de magnésia e Pasta de dente. Ultilizando tubosde ensaio adicionou-se gotas de cada uma das substâncias em cada um dos indicadores e obsevou-se os resultados.
3.2.3 Verificação da escala de valor de pH, com o uso de indicador universal
Separou-se em tubos de ensaio, alíquotas de todas as soluções avaliadas ( 4.1 e 4.2) e repetiu-se os testes adicionando-se algumas gotas de indicador universal.Comparando-se com a escala de coloração...
tracking img