Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
UNIDADE DE PONTA GROSSA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE QUÍMICA










RELATÓRIO
Prática n° 04 – Determinação da Entalpia de Dissolução do Hidróxido de Sódio
e da Entalpia de Neutralização de um Ácido Forte por uma Base Forte







PONTA GROSSA
PARANÁ
OUTUBRO/2007
SUMÁRIO1. oBJETIVO

2. INTRODUÇAO

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

3.2. MÉTODOS

4. DISCUSSÃO

4.1. ENTALPIA DE DISSOLUÇÃO DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO

4.2. ENTALPIA DE NEUTRALIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FORTE POR UMA BASE FORTE

5. DISCUSSÃO

6. BIBLIOGRAFIA
Objetivo



Há sempre uma quantidade de energia envolvida em todos os fenômenos, sejam elesfísicos ou químicos. Por exemplo, na dissolução das substâncias ocorre um efeito térmico chamado entalpia de dissolução ou calor de dissolução. É conhecido também o fato de que nas reações entre ácidos e bases (chamadas de “reações de neutralização”) há outro efeito térmico: a entalpia de neutralização.
Neste relatório, quantificaremos a energia térmica em uma dissolução e em uma deneutralização, determinando a entalpia de dissolução do NaOH e a entalpia de neutralização da reação entre o HCl e o NaOH, que são eletrólitos fortes.


INTRODUÇAO




A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. Por exemplo, é o calor liberado na queima do gás butano que cozinha os nossos alimentos, é o calor liberado na combustão doálcool ou da gasolina que movimenta nossos veículos e é através das reações químicas dos alimentos no nosso organismo que obtemos a energia necessária para manutenção da vida.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que freqüentemente se manifestam na forma de variações de calor. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas que acompanhamas reações químicas. Essas reações são de dois tipos:
- Reações exotérmicas: as que liberam calor para o meio ambiente. Na equação química, o calor é representado junto aos produtos para significar que foi produzido, isto é, liberado para o ambiente durante a reação.
- Reações endotérmicas: as que para ocorrerem retiram calor do meio ambiente. Na equação química, a energia absorvida érepresentada junto aos reagentes, significando que foi fornecida pelo ambiente aos reagentes.
Observação: Uma aplicação prática do calor de formação é o chamado fogão portátil, onde era fornecidos os alimentos aos militares em campanha. Eram armazenados em embalagens plásticas aluminizadas. Há dois recipientes separados e impermeabilizados: o mais externo contém Mg(s), Fe(s) e NaCl(pó) e ointerno contém o alimento. No momento do consumo, introduz-se água por um orifício adequado, que vai provocar a reação:
Mg(s) + 2H2O ( Mg(OH)2(s) + H2(s) + CALOR
Logo, o calor gerado vai aquecer o alimento.

Medida do calor de reação: O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reação química é determinado em aparelhos chamados calorímetros. Estesvariam em detalhes e são adaptados para cada tipo de reação que se quer medir o calor. Basicamente, no entanto, um calorímetro é constituído de um recipiente com paredes adiabáticas, contendo uma massa conhecida de parede água, onde se introduz um sistema em reação. O recipiente é provido de um agitador e de um termômetro que mede a variação de temperatura ocorrida durante a reação. A determinação docalor liberado ou absorvido numa reação química á efetuada através da expressão:
Q = m . c . ∆t
onde:
• Q: é a quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação. Esta grandeza pode ser expressa em calorias (cal) ou em Joules (J).

• m: é a massa, em gramas, de água presente no calorímetro;

• c: é o calor especifico do liquido presente no calorímetro. Para a água seu...
tracking img