Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCEDIMENTOS
Materiais utilizados
* 20ml de água destilada
* 70 ml de gasoline
* 50 ml de soluçao saturada de NaCl
* 2 provetas de 100mL
* Funil de decantação
*Suporte universal com anel
Primeiro teste:
Mediu-se 20 mL de gasolina e 20 mL de água destilada utilizando uma proveta de 100 mL transferiu-os para o funil de separação para que pudessem seragitados e misturados. Após um intervalo de 5 minutos observou-se a separação das fases podendo assim separar a fase aquosa da gasolina. Medindo e anotando os volumes obtidos.
Segundo teste:Mediu-se 50 mL de gasolina e 50 mL de água salina utilizando uma proveta de 100 mL transferiu-os para o funil de separação para que pudessem ser agitados e misturados e mais tarde, após umintervalo para a efetiva separação das fases, serem separados. Medindo e anotando os volumes obtidos.
*Tomando-se sempre um cuidado maior devido ao fato da gasolina ser um líquido tóxico evolátil, podendo causar acidentes.

Questões:
1- Isso ocorre porque há álcool dissolvido na gasolina, que por possuir uma maior afinidade com a água em função da polaridade se solubiliza naágua, dando assim uma impressão de que o volume da gasolina diminuiu.
2- Tanto a água como o álcool, apresentam moléculas polares onde ambos possuem pontes de hidrogênio, permitindo assim que oálcool se misture facilmente com a água. O etanol (álcool) apresenta também uma parte da cadeia formada por carbono, permitindo assim sua dissolução na gasolina visto que ambas (carbono egasolina) são substancias apolares.
3-
WALLY, A PERGUNTA 3 TEM QUE TER O CALCULO DA PORCENTAGEM DO ALCOOL NA GASOLINA E VER SE TA DE ACORDO COM O QUE DETERMINA A ‘ANP’... EU PESQUISEI E APORCENTAGEM TEM QUE ESTAR ENTRE 18% E 24% A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), deve estar entre 18% e 24%, volume a volume.
tracking img