Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
REATIVIDADE QUIMICA DOS METAIS 3
1. Introdução 3
2. Metodologia 4
3. Resultados 6
4. Conclusão 8
5. Bibliografia 9

ELETROQUÍMICA
1.Introdução

O estudo no campo da eletroquímica se iniciou por volta de 1800, com a criação da primeira pilha eletroquímica por Alessandro Volta, que utilizou discos (eletrodos), alternados de cobre e zinco, separados por algodão embebido emsolução salina.
Mais tarde, em 1836, o professor John Frederic Daniell, construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas com uma diferença da pilha de Volta, cada eletrodo ficava em uma célula individual, possuindo um tubo onde os íons iriam percorrer, chamado de “ponte de salina” análogo ao de Volta, ponte a qual ligava as duas soluções e aumentava sua eficiência.

1.1Características da Pilha

a) Sentido dos elétrons: Os elétrons circulam do eletrodo de maior potencial de oxidação para o de menor potencial de oxidação. No caso da pilha de Daniell vão do zinco para o cobre.
b) Pólos da pilha: O pólo positivo será o de menor potencial de oxidação e o pólo negativo o de maior potencial de oxidação. No caso de Daniell, o eletrodo com cobre é o pólo positivo e oeletrodo com zinco é o pólo negativo.
c) Classificação dos pólos: O pólo de menor potencial de oxidação, ou seja, o positivo será classificado como Cátodo e que é onde ocorre a redução. Já o pólo de maior potencial de oxidação, ou seja, o negativo será classificado como Ânodo e que é onde ocorre a oxidação.

1.2 Variação de massas nas placas

O processo de oxirredução gera uma variaçãodas massas dos elementos envolvidos.
Na cuba onde se encontra o elemento de maior potencial de oxidação, irá ocorrer um decréscimo da massa do material do eletrodo que ali se encontra. Em relação a cuba onde se encontra o elemento de menor potencial de oxidação, irá ocorrer um acréscimo na massa do elemento do eletrodo. Na pilha de Daniell, a massa do eletrodo com zinco diminui e a massa doeletrodo com cobre aumenta.

1.3 Semi-equações e Equação Global

__________As semi-equações relatam de forma analítica as reações que estão ocorrendo em cada cuba. Na pilha de Daniell, as semi reações são as seguintes:

Semi-reação 1 (Zn): Zn(s) -> Zn2+ + 2e-
Semi-reação 2 (Cu): Cu2+ + 2e- -> Cu(s)
.
A equação global é asoma das semi-reações e que visa mostrar de uma forma generalizada, quais são os reagentes e produtos em uma pilha, deixa explícito, quem oxida, quem redução, qual ânodo, qual catado, e consequentemente onde se encontra o pólo positivo e o negativo.
______________A equação global na ppilha de Daniell se apresenta da seguinte forma:

Equação Global: Zn(s) + Cu2+ -> Zn2+ + Cu(s)

1.4Ponte Salina

A ponte salina se trata de um tubo de vidro na forma de um “U” invertido onde cada extremidade é mergulhada em uma cuba da pilha.
O tubo da ponte salina é preenchido por uma dissolução de sal inerte, por exemplo, nitrato de potássio (KNO3) ou cloreto de potássio (KCl).
Sua função é fechar o circuito, onde ela permite com que os íons migrem de uma cuba para outra, eliminando oexcesso de íons de uma solução ao transferi-los para outra. Tal movimentação faz com que os íons permaneçam em equilíbrio e mantenha a pilha funcionando com a geração de corrente elétrica.
2. Metodologia e Materiais

O estudo de eletroquímica foi feito com base em duas experiências, onde foram criadas pilhas com diferentes elementos e posteriormente análises de oxirredução, medição dasvoltagens e cálculos dos erros foram feitos.
_________Os materiais utilizados foram:
a) Béquer de 100mL e de 250mL
b) Placas de Cu, Fe (pregos) e Zn
c) Tudo de vidro em “U”
d) Voltímetro
e) Tabela de potencial de redução

_________Os reagentes das cubas foram:
a) CuSO4 0,1mol/L
b) FeSO4 0,01mol/L e 0,1mol/L
c) KCl 3M
d) ZnSO4 0,1mol/L

________Fórmulas para...
tracking img