Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME “A GUERRA DO FOGO”


A Guerra do Fogo ,dirigido por Jean Jacques Annaud com Everett McGill, Raen Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi é baseado na obra de S.H. Rosny Sr, o Roteirista Gerard Brach se juntou a Annaud para levar as telas este pequeno épico que tem como tema principal a descoberta do fogo.

O filme aborda a pré-história tendo como meta retratar como decorreua vida do homem há 80.000 anos atrás, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nômades, especificando a espécie Homo Sapiens tendo ao lado animais pré-históricos, como o tigre dente-de-sabre, o mamute, entre outros a qual o filme se refere, observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome dofilme, revelar como decorreu a descoberta do fogo.

A guerra do Fogo tem como enredo a briga entre dois grupos de homínidios que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução. É evidente que por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos.E a única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal.

Oenredo se desenvolve mostrando uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos trabalhos, em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar, principalmente, as alcatéias de lobos.

A tribo Ulan é utilizada como personagem central ,vivendo emtorno de uma fonte natural de fogo, onde é atacada por lobos e macacos, perdendo durante a luta o fogo que mantinha acesso a todo custo.Não sabendo como reacende-lo.

Ao longo do filme três membros saem em busca de uma nova chama pela floresta, onde no caminho eles passam pelos mais variados problemas e parecem ganhar mais consciência e razão a cada novo obstáculo superado.

Depois de vários diasandando e enfrentando animais pré-históricos ,a natureza e o desconhecido, eles encontram a tribo Ivakas, que sabia como fazer fogo.

Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados.A procura do fogo, elemento que será fundamental para sua sobrevivência, porém ali, permanece como um mistério o qualninguém sabia comandado a sua criação.

Como foi dito anteriormente, as duas tribos tinham hábitos diferentes por estarem em etapas distintas de evolução.

Enquanto o primeiro grupo, a tribo Ulam tinha o fogo como um fenômeno sobrenatural, cultuando-o, pois não tinham noção como fazê-lo, o segundo grupo, a tribo Ivakas, dominava a tecnologia do fogo.

Enquanto a linguagem na tribo Ulan nãoestava muito distante dos primatas, pois baseava simplesmente em gritos e grunhidos, se assemelhando a animais irracionais, a tribo Ivakas tinha uma comunicação mais completa, pois os sons eram mais articulados, tendo assim uma linguagem oral mais desenvolvida – , classificados por Rosseau como primeiras manifestações de linguagem no homem, que é a expressão de suas paixões como a dor e o prazer.Além disso existe também outros elementos culturais como habitação e ritos que denotam um maior grau de complexidade do segundo grupo para o primeiro.

A primeira imagem do filme define como era o mundo para aqueles homens naquela época. Uma paisagem de uma terra visivelmente inexplorada, com um pequeno foco de fogo – o objeto tema do filme – em seu interior. Porém, não podemos afirmar que paraeles, aquele mundo era pequeno mas sim um mundo imenso e desconhecido , já que, como já se foi dito, era muito inexplorado. Desta época em diante foi uma época de descobrimento.

Haviam diferentes tribos com diferentes hábitos de viver naquela vasta mata; estas tribos, na maioria das vezes eram rivais, já que eles não tinham a capacidade de coexistir. Digo coexistir referindo à parte externa, ou...
tracking img