Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N





EMANUELLY GASTALDI NÚMERO
GABRIELLY SANDRINI NÚMERO
JOICE TOZETTI SANTOS NÚMERO
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA NÚMERO
TUANE DIAS ANACLETO NÚMERO









Prática n° 2 (16/08/2010):

1 EXTRAÇÃO DE LIPÍDIOS EM ALIMENTOS









1 Disciplina: Química Orgânica Experimental

Professor: Luciana BrunharaBiazati













VILA VELHA
AGOSTO – 2010

EMANUELLY GASTALDI
GABRIELLY SANDRINI
JOICE TOZETTI SANTOS
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA
TUANE DIAS ANACLETO















2 EXTRAÇÃO DE LIPÍDIOS EM ALIMENTOS










Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha -UVV, como parte das exigências da Disciplina laboratório de química analítica sob orientação da Professora Luciana Brunhara Biazati.














VILA VELHA
AGOSTO – 2010
1 INTRODUÇÃO

Lipídeos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio encontrados em diversos alimentos na forma de gordura e/ou óleos. As gorduras e óleos são formados por três moléculas de ácidos graxosligados a uma molécula de glicerol podendo ter de quatro a vinte e quatro ou mais átomos de carbonos sendo saturados ou insaturados.

A determinação do teor de lipídeos em alimentos é de uma importância nutricional muito grande, uma vez que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias. Cada grama de gordura fornece 9kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas.Determinando o teor de lipídios é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre o quanto de gordura está ingerindo em sua alimentação, e se for usado métodos qualitativos é possível saber qual o tipo de gordura esta presente no alimento, uma vez que o colesterol e a gordura trans estão causando preocupação por estarem relacionadas a doençascoronárias.

Para que a informação contida no rótulo seja precisa cabe ao analista realizar as analises com o máximo de cuidado e precisão, procurando utilizar os melhores métodos de analise e que esses métodos atendam às características físico-químicas do alimento, pois há diversos fatores quem influenciam na escolha do melhor método e na sua eficiência, dentre eles podem ser citados:

- O teor deumidade do alimento que influencia na escolha do método.

- A presença de interferentes nas amostras como carboidratos e proteínas que dificultam a liberação da gordura.

- O número de operações que são realizadas em cada método.

- Condições laboratoriais, que envolve a boa qualidade dos reagentes, vidrarias, equipamentos, etc.

- Treinamento do analista, para que o resultado sejaavaliado o mais preciso possível.

A gordura pode ser convenientemente determinada através de diversos métodos, um deles é o Soxhlet.

Soxhlet é um método de extração a quente que trabalha com um refluxo descontínuo e intermitente de solvente com a vantagem de evitar a temperatura alta de ebulição do solvente, pois a amostra não fica em contato direto com o solvente quente, evitando assim adecomposição da gordura na amostra. Os dois solventes mais utilizados são o éter de petróleo e o éter etílico.

O método de Soxhlet é um método bastante eficiente para amostras secas onde é possível determinar ácidos graxos e fosfolipídios, porém se gasta um grande volume de solvente que pode acarretar na saturação do solvente que fica em contato com a amostra antes de ser sifonado.

O éter depetróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtém na destilação do petróleo. A sua composição pode variar, e o seu ponto de ebulição varia entre 60-75ºC.























2 OBJETIVO

Extrair lipídios de uma amostra, calcular a gordura encontrada e comparar com o valor informado no rótulo da embalagem do...
tracking img