Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Alquimia e Os Alquismistas

A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, filosofia, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem trêsobjetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida[1], uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doençase daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, oterceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus.

Na China, a prática da alquimia estaria associada ao Taoísmo, que é o ensinamento filosófico-religioso chinês. Além da associação àfilosofia védica, na Índia, por volta do ano 1000 a.C., que apresenta semelhanças com alguns fundamentos alquímicos. No Egito antigo, era considerada obra do deus Thoth (divindade associada à HermesTrismegistus. Ainda no Egito, na cidade de Alexandria, a alquimia recebeu influência da filosofia neoplatônica, que se baseia no conceito de que a matéria, apesar de múltiplas aparências, é formada poruma substância única. Esta seria a justificativa para a transmutação almejada pelos alquimistas através da fusão dos quatro elementos fundamentais da Antigüidade: fogo, ar, água e terra.

Alquimistasantigos e modernos trabalham em seus laboratórios, transmutando os metais ou, em oratórios, transmutando almas. Estão convencidos de que a raça humana pode elevar-se sobre as suas limitações. Têm fénisso. Não o tipo de fé entendida como submissão: falo da Fé da rebeldia. Rebelam-se contra as chamadas evidências, contra as crenças generalizadas sobre a realidade humana, sobre os "nada se podefazer", "o ser humano é assim mesmo", e outras idéias do gênero.
O Alquimista propõe um destino de perfeição, de felicidade, de imortalidade. Seus descobrimentos os levam a ser cada vez mais audazes....
tracking img