Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUÍMICOS

QUÍMICA X
PROFª.: VIRGÍNIA SOUZA

Informações importantes
www.wix.com/virginia14souza/virginiasouza Critérios de avaliação:

MT = (P1+P2)/2 MF = (MT*7) + (ML*3)/10 MF≥ 7,0 aprovado MF< 4,0 reprovado 4,0 ≤ ≥ 5,0 PF (MF + PF )/2MF < 7,0 aprovado
MT = média teórica MF = média final P2 = 2ªprova teórica ML = média de laboratório P1 = 1ª prova teórica PF = prova final
2

Informações importantes
Bibliografia básica: 1. Kotz, J. C.; Treichel, P. M.; Weaver, G. C. Química Geral e Reações Químicas 6ª ed. Vol 1e2 2. Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química – Questionando a vida moderna e o meio ambiente 3ª ed.

3

Para pensar...

4

Por que estudar química na engenharia?Objetivo geral dos cursos de engenharia Construir estruturas com máximo de desempenho e durabilidade e com menor custo. Para isso são necessários conhecimentos básicos dos materiais disponíveis: madeira, barro, tijolo, pedra, metais, plásticos, fibras de vidro, de nylon, filmes eletrocrômicos, fotocrômicos, magnéticos, etc.

5

A Química é a ciência que estuda os materiais, mais precisamente,a transformação dos materiais. Porque os materiais se transformam? Como acelerar ou retardar uma transformação ? Para que se obtenha respostas a estes questionamentos, são necessários vários conhecimentos químicos.

6

Por que estudar química na engenharia?

7

Evolução dos modelos atômicos

8

Evolução dos modelos atômicos
450 a.C. - Leucipo A matéria pode se dividir em partículascada vez menores. 400 a.C. - Demócrito Denominação átomo para a menor partícula de matéria. Considerado o pai do atomismo grego. Átomo = indivisível Modelo Atômico de Dalton John Dalton – químico inglês Este modelo atômico ficou conhecido como "Modelo Da Bola De Bilhar".
9

Evolução dos modelos atômicos
Modelo Atômico de J. J. Thomson (1908 – descobriu os elétrons) elétrons (negativos)imersos em um fluido de carga positiva •

10

Evolução dos modelos atômicos
Modelo Atômico de Ernest Rutherford Modelo Nuclear ou Planetário (1911) O átomo consiste de um núcleo muito pequeno, positivamente carregado, rodeado por uma nuvem de elétrons (em forma de esfera). A massa do átomo estaria quase que totalmente concentrada no núcleo.

11

Evolução dos modelos atômicos
J. Chadwick –1932 – descobriu os Neutrons Átomo de Bohr (Niels Bohr – Físico Dinamarquês) 1913 – órbitas quantizadas: Constituem os níveis de energia do átomo.

12

Modelo atômico de Bohr
Elementos químicos exibem luz.

Estudo da luz com espectros descontínuos.

13

Átomo de Sommerfeld (1916) - Para Sommerfeld em um nível de energia havia uma órbita circular e órbitas elípticas.

14

Estruturaatômica
MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA Modelo atômico atual: Região do Núcleo: onde se encontra as partículas de carga positiva, os prótons, e as partículas sem carga, os nêutrons, e quase a totalidade da massa do átomo. Região Extranuclear (Eletrosfera): onde está distribuída toda a carga negativa, os elétrons.

15

Estrutura atômica
Segundo o modelo atômico atual, denominado de Modelo daMecânica Quântica ou Modelo Ondulatório, não se admite mais a existência de órbitas circulares (Modelo de Borh) e nem de órbitas elípticas, para os elétrons. O que existem são regiões de máxima probabilidade de se encontrar o elétron no seu movimento ao redor do núcleo central - regiões denominadas de orbitais.

16

Estrutura atômica
Os orbitais correspondem aos estados individuais que podemser ocupados por um elétron em um átomo. Cada orbital no átomo pode acomodar no máximo dois (2) elétrons, com spins opostos ou antiparalelos, e quando dois elétrons ocupam o mesmo orbital são ditos emparelhados.

17

Teorias da mecânica quântica
1. O Princípio de De Broglie o elétron deveria ser considerado não apenas como uma partícula, mas também como uma vibração ou onda ao redor do...
tracking img