Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque
NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO SILVEIRA WALTER ANTONIO BAZZO Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Introdução
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea, refletindo emmudanças nos níveis econômico, político e social. É comum considerarmos a ciência e a tecnologia como motores de progresso que proporcionam não só o desenvolvimento do saber humano, mas também uma evolução para o homem. Vistas dessa forma, subentende-se que ambas trarão somente benefícios à humanidade. Porém, confiar excessivamente na ciência e na tecnologia e identificá-las com seus produtos podeser perigoso, pois isso supõe um distanciamento delas em relação às questões com que se envolvem. (Bazzo, 1998). Por outro lado, as finalidades e interesses sociais, políticos, militares e econômicos que resultam no impulso dos usos de novas tecnologias são também os que implicam enormes riscos, porquanto o desenvolvimento científicotecnológico e seus produtos não são independentes de seusinteresses. (Bazzo, 1998) Apesar de os meios de comunicação estarem disseminando os pontos preocupantes do desenvolvimento científico-tecnológico − como a produção de alimentos transgênicos, as possibilidades de problemas na construção de usinas nucleares, o tratamento ainda precário do lixo e outros − muitos cidadãos ainda têm dificuldades em perceber porque se está comentando sobre tais assuntos e emque eles poderiam causar problemas, a curto ou longo prazo. Mal sabem as pessoas que, por detrás de grandes promessas de avanços tecnológicos, podem se esconder lucros e interesses das classes dominantes. Estas impõem seus interesses, persuadindo, muitas vezes, as classes menos favorecidas, cujas necessidades deixam de ser atendidas. As pessoas precisam ter acesso à ciência e à tecnologia nãosomente no sentido de entender e utilizar os artefatos e mentefatos (grifo nosso) 1 como produtos ou conhecimentos, mas também de opinar sobre o uso desses produtos, percebendo que não são neutros, nem definitivos, tampouco absolutos.

Silogismo utilizado por Ubiratan D’ Ambrósio em sua obra Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática (1986), para expressar ideias tais como religião,valores, filosofias, ideologias e ciência como manifestações do saber, que se incorporam à realidade. [...] São os artefatos e mentefatos que resultam da ação, e que ao se incorporarem à realidade, vêm modificála. Aí se situa a tecnologia, como síntese de artefatos e mentefatos.

1

Revista Iberoamericana de Educación
ISSN: 1681-5653 n.º 49/1 – 25 de marzo de 2009 E DITA : Organización deEstados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Walter Antonio Bazzo

Sendo assim, precisamos de uma imagem de ciência e de tecnologia que possa trazer à tona a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico, entendido como um produto resultante de fatores culturais, políticos eeconômicos. Seu contexto histórico deve ser analisado e considerado como uma realidade cultural que contribui de forma decisiva para as mudanças sociais, cujas manifestações se expressam na relação do homem consigo mesmo e com os outros. Tal contexto, resultante de uma construção histórica, carregado de controvérsias e negociações, precisa ser assim compreendido, para que possa garantir aparticipação pública e democrática dos cidadãos nas decisões. As propostas vindas do contexto científico-tecnológico deverão ter um caráter efetivo e ativo, podendo influenciar realmente no assunto em debate, permitindo ao público envolver-se nos problemas e não unicamente na decisão final, que poderia já estar planejada. As afirmativas acima somente serão possíveis se tivermos um público formado na...
tracking img