Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jar Test
(Teste do Jarro)























Santo André
2012







1. Objetivos da experiência

Utilizar floculantes diversos e elaborar a melhor receita para tratamento de água de reuso.


2.Introdução Teórica

Tratamento de água industrial é um processo de recuperação da qualidade da água utilizada pela indústria. O tratamento da água deve serorientado por um profissional da área, como um engeheiro químico, engenheiro ambiental, químico ou técnico químico.
Frequentemente, a água é utilizada pela indústria para diversas finalidades que vão desde a simples limpeza até no resfriamento de processos industriais. Esta água muitas vezes contém metais pesados ou outros produtos tóxicos ao meio ambiente e por isso a água necessita ser recuperadaantes de seu lançamento na rede de esgotos ou nas vias fluviais.
A água é um elemento fundamental em praticamente todos os setores industriais. Incentivadas por razões econômicas, diversas empresas passaram a conduzir programas de gestão dos seus recursos hídricos, implementando projetos de reúso, redução de perdas e racionalização do uso, obtendo reduções expressivas do consumo de água e doslançamentos de efluentes ao meio ambiente.
Existem diversos métodos empregados no tratamento de água, entre eles:
• Floculação mecanizada
• Decantação/Flotação
• Filtração
• Dosagem de produtos químicos e desinfecção
• Abrandamento, desmineralização e polimento de condensado
• Osmose reversa
• Ultrafiltração
Grupos de floculantes
Floculação, no campo da química, éo processo onde colóides saem de suspensão na forma de agregados, formando partículas maiores, ditos "flocos" ou "flóculos". A ação difere da precipitação no que, antes de floculação, colóides são meramente suspensos em um líquido e não realmente dissolvido em uma solução. No sistema floculado não há a formação de um "bolo" (adensamento de material ao fundo do recipiente) dado que todos os focosestão na suspensão.
• Minerais: a adsorção se da por neutralização de carga. É o exemplo da sílica ativada, certas argilas coloidais como a bentonita, e determinados hidróxidos metálicos com uma estrutura de polímeros como o Sulfato de alumínio, Cloreto férrico, etc..2) Naturais: são polímeros aniônicos, catiônicos ou não iônicos derivados do amido pregelatinizados de milho ou batata. Podemser naturais ou tratados quimicamente para formar aminas aniônicas ou catiônicas. A utilização desta classe é importante na indústria de papel. Polissacarídeos como as gomas guar e os alginatos aniônicos são utilizados no tratamento de água potável. 3) Sintéticos: os polímeros de poliacrilamida são orgânicos, também chamados de polieletrólitos, são essencialmente lineares e solúveis em água compesos moleculares que variam de algumas centenas de milhares a dez milhões ou mais.
• São caracterizados pela carga elétrica que pode ser negativa (aniônica), positiva (catiônica) ou não iônica. Um floculante aniônico irá se atrair a cargas positivas como é o caso de sais e hidróxidos metálicos. Um floculante catiônico vai se ligar a cargas negativas como o silicone ou substâncias orgânicas,contudo a regra tem exceções e floculantes aniônicos podem flocular argilas eletronegativas. São os polímeros de uso mais comuns e os polieletrólitos são utilizados em sistemas de água e tratamento de águas residuais. Os polímeros estão disponíveis na forma de pós, líquidos e emulsões.

3.Materiais Utilizados

( Equipamentos
Tubo de ensaio
Cesta suporte para os tubos
Fita medidora de ph
Contagotas (para os floculantes)
Pinça

( Substâncias
Sulfato de Alumínio Al2(SO4)3 a 5% e Hidróxido de Sódio NaOH a 1%

Cloreto Férrico FeCl3 a 5% e Hidróxido de Cálcio Ca(OH)2 á 2,5%.

Cloreto de Alumínio AlCl3 a 5% e Carbonato de Sódio Na2(CO3)a 2,5%.

Sulfato de Alumínio Al2(SO4)3 a 5% e Hidróxido de Cálcio Ca(OH)2 á 2,5%.


4. Procedimentos e Parte Experimental

Em uma...
tracking img