Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química

Relatório de aula prática
Alguns aspectos da química do cobre

Disciplina: Laboratório de Química dos Elementos
Professor (a): Mônica
Aluna: Jordana Dias dos Santos

Juiz de Fora – MG
Julho de 2010

1. Introdução teórica:

Cobre elemento químico de símbolo Cu, encontra-se no estadosólido em temperatura ambiente. Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. Tem uma com avermelhada, é maleável e dúctil, é bom condutor de calor e eletricidade. Somente a prata conduz eletricidade melhor do que o cobre.É resistente à corrosão de muito meios, ele é relativamente inerte, não é oxidado pelo oxigênio do ar, não é atacado por ácidos diluídos como o sulfúrico e clorídrico. Mas já ocorre o contrário quando exposto ao ar úmido, pois é oxidado superficialmente, mas isso ocorre muito lentamente formando um composto verde, e em contato com o ácido nítrico, halogênios, amônias mais água, sulfitos.Sua obtenção, comumente, é feita de alguns minérios, os mais comuns são a calcopirita (CuFeS2), calcocita (Cu2S), carbonato básico de cobre CuCO3 . Cu(OH)2, óxido cuproso Cu2O.
O cobre tem uma função importante nas indústrias de transportes, na eletrônica, na construção, na energia, na saúde, na produção de ligas, equipamentos químicos e farmacêuticos. Ele usado na indústria elétrica,por causa da sua elevada condutividade, e em tubulações de água por causa de sua inércia química. Sobre suas ligas, existem mais de 1000 tipos diferentes, como o bronze (Cu/ Zn).
Os compostos de cobre contem o elemento no estado de oxidação +1 e +2, no estado +3 raramente é encontrado. Quando está no estado de oxidação +1 seus complexos são incolores. Os únicos composto de Cu+ estáveis emmeio aquoso são insolúveis ou estão na forma de complexos, como por exemplo, CuCl, CuCN e CuSCN. Já o íon Cu2+ seus compostos são geralmente coloridos, as cores mais freqüentes é o azul ou o azul-esverdeado, em solução aquosa os sais de Cu2+ apresentam coloração azul-celeste devido a formação do cátion complexo [Cu(H2O)4]2+.
Outro ponto importante, que o cobre aborda, é a sua importânciabiológica. É encontrado em diversas enzimas do grupo oxidases, nos transportadores de oxigênio em certos invertebrados e no sistema fotossintético.

2. Objetivos:

Conhecer mais sobre a química do cobre, com quais compostos reage. Observação das reações ocorridas, partindo do cobre metálico, fazendo um ciclo para que no final obtenha-se o mesmo cobre metálico. Calculando o rendimentototal de cobre obtido, e as massas dos produtos formados.

3. Parte experimental:

1- Foi pesado aproximadamente 50mg de cobre metálico e colocado em um tubo de ensaio seco e determinado a massa combinada. Adicionamos lentamente, na capela, cerca de 1ml de HNO3 6 mol.L-1, ( aquecemos ligeiramente ) até todo cobre se dissolver. Diluímos a solução com 1ml de água destilada.

2-Adicionamos, agitando a solução, 0,5 ml de NaOH 6 mol.L-1 . Centrifugamos e testamos o sobrenadante com adição de gotas de NaOH 6 mol.L-1 . Centrifugamos novamente e repitimos o procedimento até que o sobrenadante ficou transparente e não houve mais formação de precipitado.

3- Com um conta gotas descartamos o sobrenadante, e aquecemos o sólido em banho- Maria, aproximadamente a 70°C, por 2 a 3minutos até que todo sólido trocasse para a coloração preta. Lavamos o precipitado com água destilada, centrifugamos novamente e descartamos a água de lavagem.

4- Dissolvemos o CuO sólido em aproximadamente 0,2 ml de H2SO4 6 mol.L-1 até que a solução ficasse azul-celeste.

5- Adicionamos aproximadamente 50mg de magnésio metálico, previamente pesado e lixado, cortado em pedaços....
tracking img