Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Taubaté




Curso de Engenharia 1° Semestre
Trabalho de Química



Título: Chuvas Acidas, Destilação e Fermantação


Prof° Cesar Reis

Série: 1° C

Taubaté

Ano: 2011















Chuva Ácida





Se você andar pelas montanhas apalachianas, verá marcas de árvores enfraquecidas e mortas. Se morar na cidade, verá construções depedra deterioradas, riscos no capô do carro ou grades e estátuas metálicas corroídas. Você pode observar os efeitos da chuva ácidapraticamente em todo lugar, mas com a atenção do público e da mídia voltada para a ameaça doaquecimento global, a chuva ácida foi deixada de lado. O castigo do céu parece um problema do século XX - uma questão tratada nas décadas de 80 e 90 pela legislação.


A chuvaácida ocorre com mais freqüência no Hemisfério Norte - a parte mais industrializada e poluída do globo. Os ventos podem soprar os gases das chaminés altas e carregar os poluentes para longe, atravessando estados e fronteiras nacionais no processo. A chuva ácida pode não ter a mesma abrangência global que os gases de estufa, mas é um problematransfronteira, conseqüentemente, internacional.

|[pic]|
|As emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio reagem com |
|o vapor da água na atmosfera para criar os ácidos nítrico e sulfúrico |


 


A chuva ácida, também conhecida como deposição ácida, é provocada por emissõesde dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) de usinas de energia, carros e fábricas. Fontes naturais, como vulcões,incêndios florestais e relâmpagos também contribuem para a poluição feita pelo homem. SO2 e NOx tornam-se ácidos quando entram na atmosfera e reagem com o vapor d'água. Os ácidos nítrico e sulfúrico resultantes podem cair como deposições secas ou úmidas. A deposição úmida é aprecipitação: chuva ácida, neve, granizo ou neblina. A deposição seca cai como particulados ácidos ou gases.




O pH da chuva ácida





Os cientistas expressam a acidez da chuva ácida usando a escala de pH. A escala define a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução com base em sua concentração de íons de hidrogênio. Os ácidos possuem uma alta concentração de íons dehidrogênio e um baixo pH. A escala varia de zero a 14, com a água pura a um 7.0 neutro. A maior parte da água, no entanto, não é exatamente pura. Mesmo limpa, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5.6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono na atmosfera e forma o ácido carbônico levemente ácido antes de se transformar em chuva.




|[pic]|
|A escala de pH é uma medida de acidez e alcalinidade.  |
|A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos. |


A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos. A maior parte da deposição ácida varia de pH 4.3 a 5.0 - algo entre a acidez do suco de laranja e do cafépreto. Mas acomparação entre a chuva ácida e os ácidos naturais e seguros pode ser enganosa. Mesmo sendo mais fraca, a chuva ácida destrói os ecossistemas, impedindo o crescimento de plantas sensíveis e matando ovos aquáticos delicados.

Os programas que monitoram a chuva ácida analisam o conteúdo de hidrogênio para determinar o pH. Eles também medem as concentrações atmosféricas de ácido nítrico, nitrato,dióxido de enxofre, sulfato e amônio. Nos Estados Unidos, o NADP (National Atmospheric Deposition Program - Programa Nacional de Deposição Atmosférica) supervisiona a deposição úmida, enquanto o CASTNET (Clean Air Status and Trends Network - Rede de Tendências e Status do Ar Limpo) observa a deposição seca. O monitoramento da deposição ácida ajuda a determinar as cargas críticas, ou a...
tracking img