Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de exercícios – Fenômenos de Transporte- 01/2012
7º. Período Engenharia Produção FaSaR
01) Considere uma mistura de um gás idel de x espécies.
a) Obtenha umaequação para a determinação da fração de massa da espécie i partindo do conhecimento da fração molar e do peso molecular de cada uma da espécie x. Obtenha uma equaçãopara a determinação da fração molar da espécie i partindo do conhecimento da fração em massa e do peso molecular de cada uma das x espécies.
b) Em uma mistura contendoiguais frações molares de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, qual é a fração em massa de cada espécie? Em uma mistura contendo iguais frações em massa de oxigênio,nitrogênio e dióxido de carbono, qual é a fração molar de cada espécie?
02) Uma membrana fina de TeflonTM é utilizada para separar neônio de uma corrente de gás. Emcondições de regime estacionário a concentração de neônio na membrana é de 0,04 e 0,008 kmol/m3 nas superfícies interna e externa , respectivamente. Se a espessura damembrana é de 2 mm e o coeficiente de difusão binário do neônio em relação ao Teflon é de 2,4.10-9 m2/s, qual é o fluxo difusivo?
03) Iniciando com um volume de controlediferencial, deduza a equação de difusão, em base molar, para a espécie A em um tridimensional, considerando geração de espécie com propriedades constantes.
04) Gásargônio a 30oC e 3,8 bar é armazenado em um container cilíndrico de vidro de 100 mm de diâmetro interno e 5 mm de espessura. Qual é a taxa de perda de massa por unidade decomprimento do cilindro?
Dados: DAr:silício= 0,4.10-12m2/s; SAr:silício=0,56.10-3kmol/m3.bar
05) Considere o problema 04 e calcule a taxa de perda de massa do container?
tracking img