Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo –FEAU

Curso: Engenharia – Química Geral



REATIVIDADE DOS METAIS


Objetivos: Comprovar experimentalmente, que as reações de deslocamento entre metais ocorrem segundo a fila de reatividade química ou a tabela de potências de oxi-redução.










Daniel Pion Antonio R.A. 10.6585-3


AlexanderMarcos Bichaco R.A. 10.1627-8


José Guilherme Andrade R.A.




Introdução Teórica

A série eletroquímica dos metais, também chamada de “escala de nobreza” ou de “fila de reatividade química”, dispõe os elementos em ordem decrescente de reatividade (isto é, cada elemento é mais reativo do que os que vêm depois dele) e em ordem crescente de nobreza (isto é,cada elemento é menos nobre do que os que vêm depois dele).
Quanto mais reativo é o elemento, tanto menos nobre ele é. Quanto mais nobre o elemento, menor será a sua reatividade química.
O ouro (Au), a platina (Pt) e a prata (Ag) têm baixa reatividade química e são exemplos de metais nobres. São chamados de “nobres” porque mais dificilmente sofrem o “ataque” químico de outras substâncias.Maior reatividade, menor nobreza

Li, K, Rb, Cs, Ba, Sr, Ca, Na, Mg, Al, Mn, Zn, Fe, Co, Ni, Pb, H, Cu, Hg, Ag, Pd, Pt, Au



Em uma reação de deslocamento entre o elemento A e a substância BX, sucede o seguinte:
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
A + BX AX + B
_ _ _ _ _ _

onde A é um metal mais reativo ( e menos nobre) doque o metal B. Então A desloca B de BX, formando AX e B. Mas B não é capaz de deslocar A de AX.

Vejamos por exemplo a reação química entre o magnésio e o sulfato de zinco, que produz sulfato de magnésio e zinco:

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Mg + ZnSO4 MgSO4 + Zn
_ _ _ _ _ _

O magnésio deslocou o zinco porqueé mais reativo do que ele, isto é, o Mg vem antes do Zn na fila de reatividade dos metais. A reação Zn + MgSO4 não ocorre porque Zn, sendo menos reativo que o Mg, não desloca de seus compostos, isto é, Zn vem depois de Mg na fila de reatividade.
A fila de reatividade nada mais é do que a tabela de potênciais normais de oxi-redução. Pode-se calcular a força eletromotriz (fem) ou voltagem dessasreações utilizando a tabela dos potenciais normais de oxi-redução.


Material e reagentes

➢ Tubos de ensaio (12)
➢ Estante para tubos de ensaio
➢ 5 espátulas
➢ Pipetas de 2, 5 ou 10 ml
➢ Solução à 30% de acido clorídrico, HCI
➢ Solução à 10% de sulfato de cobre, CuSO4 . 5H2O
➢ Solução à 5% de nitrato de prata, AgNO3
➢ Solução à 10% de cloreto de sódio NaCl
➢ Solução à 5% de cloreto desódio NaCl
➢ Solução à 5% de sulfato de magnésio, MgSO4
➢ Magnésio, Mg, metálico em aparas ou em fita
➢ Alumínio, Al, metálico aparas
➢ Zinco, Zn, metálico em fragmentos ou em pregos
➢ Cobre, Cu, metálico em fragmentos
➢ Fe metálico


Experimento 1 – Reações do ácido clorídrico com metais

Procedimento: Marca-se cinco tubos de ensaio com números de 1 a 5 de forma que possa identificá-los,pipeta-se 10 ml de solução à 30% de ácido clorídrico nos tubos de ensaio, coloca-se os tubos na estante e posteriormente adiciona-se as respectivas substâncias nos tubos de ensaio enumerados. No tubo 1 adiciona-se aparas de magnésio, no tubo 2 adiciona-se aparas de alumínio, no tubo 3 adiciona-se aparas de zinco e espera-se alguns minutos, no tubo 4 adiciona-se um fragmento de ferro e espera-se algunsminutos e no tubo 5 adiciona-se fragmentos de cobre.

Observações efetuadas: O magnésio ao ser colocado em contato com o ácido clorídrico no tubo 1, dissolveu-se rapidamente, havendo efervescências com alta temperatura e liberação de gás e mudança de coloração para amarelada.

O alumínio ao ser colocado em contato com o ácido clorídrico no tubo 2, se dissolveu de modo moderado, com liberação de...
tracking img