Quimica verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB)

EA

A Química Verde presente nos artigos da Revista Química Nova: A divulgação científica dos últimos 10 anos.
Caio Renan Goes Serrão1 (IC)* Maria Dulcimar de Brito Silva1 (PQ). caioserrao@yahoo.com.br
1 - Universidade do Estado do Pará, Centro de CiênciasSociais e Educação, Tv. Djalma Dutra s/n – Belém, PA, CEP 66113-010. Palavras-Chave: Química Verde, Divulgação Científica, Revista Química Nova.
RESUMO: O atual modelo de desenvolvimento econômico tem contribuído de forma efetiva para o agravamento dos problemas ambientais. Catástrofes naturais ou provocadas pelo homem têm merecido destaque e a principal causa é a geração indiscriminada de produtosque agridem o meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar o crescimento da preocupação com o meio ambiente e possibilidades de mudança de mentalidade. Para fundamentar o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a divulgação científica da Química Verde, através de pesquisas desenvolvidas e publicadas em artigos da Revista Química Nova nos últimos dezanos. A partir da análise de resultados, pode-se chegar à conclusão de que há um crescimento constante no número de publicações na área da Química Verde, o que por sua vez mostra uma crescente preocupação em desenvolver estratégias sustentáveis para a realização de pesquisas nas várias áreas da Química.

1 - INTRODUÇÃO Atualmente, a preocupação com o meio ambiente tem estado presente,constantemente, na vida de boa parte da população mundial. Catástrofes ambientais, naturais ou provocadas pelo homem tem sido destaque nos noticiários mundiais. O atual modelo de desenvolvimento econômico tem contribuído de forma efetiva para o agravamento dos problemas ambientais (MORADILLO & OKI, 2004). A questão ecológica mundial ou a preocupação com o meio ambiente surgiu no final da década de 1960 etomou impulso na década de 1970, desde então tem sido constante a realização de encontros, debates e grandes conferências para a discussão sobre o meio ambiente, mudanças climáticas, poluição, geração de resíduos, ou seja, têm se buscado soluções e novos valores éticos para reger questões sociais, econômicas e ambientais das quais depende o desenvolvimento de vários países. Inserido nos princípiosde sustentabilidade está o desenvolvimento da Química com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Porém, o maior desafio é a continuidade dos avanços em pesquisas, diminuindo os danos ao meio ambiente (PRADO, 2003). Para Sanseverino (2000), terminologias como tecnologia limpa, processo limpo, síntese limpa e Química Verde, tem se tornado freqüente na literatura dos últimos anos e demonstramuma nova conduta química para o aprimoramento de processos com o objetivo de redução na geração de resíduos e efluentes tóxicos, bem como a menor produção de gases indesejáveis ao meio ambiente.

XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010

Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) Instituto de Química daUniversidade de Brasília (IQ/UnB)

EA

Para

Prado

(2003),

a

Química

Verde

tem

a

preocupação

com

o

desenvolvimento de tecnologias e processos capazes de reduzir ou não gerar poluição, ou seja, reduzir o impacto que processos químicos provocam ao meio ambiente, gerando o desenvolvimento econômico e social de forma limpa e sustentável. O presente trabalho teve comoobjetivo realizar um estudo sobre a divulgação científica da Química Verde nos últimos dez anos (2000 a 2009) nas publicações da Revista Química Nova da Sociedade Brasileira de Química. 2 - HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA QUÍMICA VERDE Em 1991, a agência ambiental norte-americana EPA (“Environmental Protection Agency”), lançou o programa “Rotas Sintéticas Alternativas para Prevenção da Poluição”, onde...
tracking img