Quimica-uece

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA PLENA/NOTURNO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL II
PROF.º: RUI KLÉBER

RELATÓRIO SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS

KATHERINE ALVES SILVA

FORTALEZA
2012
ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO __________________________________________________ 3

2 – OBJETIVOS_____________________________________________________ 6

3 –MATERIAIS E REAGENTES
3.1Materiais_______________________________________________________ 7
3.2Reagentes______________________________________________________ 7

4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL______________________________ 8

5 – RESULTADOS E DISCUSSÕES____________________________________9

6 – CONCLUSÃO___________________________________________________12

7 – REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS_______________________________13
1.INTRODUÇÃO
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversãoentre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação semanifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. De fato, essas leis, no modelo atômico de Dalton, se justificariam pelas leis de conservação acima explicitadas e pelo fato de os átomos apresentarem valências bem definidas. Ao conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presentes numa reação dá-se o nome deestequiometria.
Para que uma reação ocorra é necessário que antes, os reagentes superem uma certa barreira de energia, e quanto maior for essa barreira mais difícil será a reação ocorrer e mais lenta ela será. Dessa forma, uma reação termodinamicamente favorável pode ocorrer de forma extremamente lenta ou acabar nem sendo observada em um intervalo de tempo consideravelmente grande; então se diz que a reaçãoé cineticamente desfavorável. Um bom exemplo disso é o carvão e o diamante, que são duas formas diferentes de carbono (alótropos); em condições normais a transformação de diamante a carvão é termodinamicamente favorável porém cineticamente desfavorável, o que faz com que fossem necessários centenas ou milhares de anos para se observar alguma mudança em um diamante. É preciso entender que umareação para ser cineticamente viável, necessita primeiramente ser termodinamicamente possível.Alguns indícios comprovam que a reação ocorre como,por exemplo, a mudança de coloração, a formação do precipitado,liberação de gás etc.
Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas segundo vários critérios.Por exemplo:

* Quando uma reação libera calor,é chamada de exotérmica.
* Pelocontrário,quando uma reação consome calor para se processar,é chamada de endotérmica.
No momento,a classificação que mais nos interessa é a que agrupa as reações em:

1 – Reações de Síntese ou Adição
As reações de síntese ou adição ocorrem quando substâncias se juntam formando uma única substância.
A+B→AB
Os reagentes não precisam ser necessariamente substâncias simples, podendo sercompostas, mas, em todas , o produto é uma substância “menos simples” do que a as que o originaram, ou seja, mais complexa.

2 – Reações de Análise ou Decomposição
As reações de análise ou decomposição são os opostos com relação às reações de síntese ou adição, ou seja, um reagente dará origem a produtos mais simples.
AB→A+B

3 – Reações de Simples Troca ou Deslocamento
As reações de...
tracking img