Quimica-tg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Quais são os fatores instrumentais que influenciam o perfil da curva TG?
Razão de aquecimento do forno, velocidade de registro, atmosfera do forno, geometria do Candinho de amostra, geometria do forno, sensibilidade do mecanismo de registro, composição do Candinho de amostra.
2- Quais são os fatores que dependem da característica da amostra que influenciam a curva TG?
Quantidade de amostra,solubilidade do gás na amostra, tamanho da partícula, calor de reação, natureza da amostra, condutividade da amostra.
3- Diminuindo-se a razão de aquecimento e mantendo-se os outros fatores inalterados de que forma isso pode alterar o perfil da curva TG para reações lentas e irreversíveis?
Dimensionando-se a razão de aquecimento, provoca uma diminuição da temperatura aparentes de reações dedecomposição.
4- Qual a diferença entre a atmosfera estática e a atmosfera dinâmica?
A atmosfera estática, se a amostra libera um produto gasoso reversivelmente, quando a temperatura do forno aumenta a mesma começa dissociar-se assim que a pressão de dissociação excede a pressão do gás ou vapor na sua vizinhança; a atmosfera dinâmica, um gás inerte e utilizado como gás purga para remover osprodutos gasosos liberados durante a decomposição térmica.
5- Se o gás de purga utilizado for igual ao gás liberado na reação química de decomposição térmica e se a reação sendo realizada for reversível, o que poderá ocorrer com a velocidade da reação química? A velocidade da reação será afetada.
6- De que forma uma atmosfera oxidante do forno pode influenciar no perfil da curva TG?
7- Mesmo que nãoocorra nenhuma reação entre a amostra e a atmosfera, poderá haver efeito sobre os resultados? (lembre-se: condutividade térmica He ˃ N2 ˃ ar ˃ CO2.
8- O que ocorre com as temperaturas, inicial e final de decomposição geralmente se utilizarmos massas de amostra de valores maiores? Existe exceção? Quanto maior a massa da amostra, maior será a temperatura inicial de decomposição térmica, bem como atemperatura final, exceto se a reação for de decomposição for exotérmica.
9- Como os tamanhos de partículas podem influenciar no perfil da curva TG?
Ainda não há explicação satisfatória para esse efeito pode-se afirma que a diminuição do tamanho de partículas, provocava uma diminuição das temperaturas nas quais a reação de decomposição se inicia e termina
10- De que maneira o suporte de amostracom tampa e sem tampa podem influenciar o perfil da curva TG? Provocar efeitos decorrentes da dificuldade de difusão e escape de produtos gasosos da reação e de entrada de gases.
11- Quais são as vantagens da curva DTG? As curvas DTG indicam com exatidão, as temperaturas correspondentes ao inicio e ao instante em que a velocidade de reação e máxima, os picos agudos permitem distinguir claramenteuma sucessão de reações, as áreas dos picos correspondem exatamente em determinações quantitativas.

1-Uma amostra de Carbonato de Bário de alta pureza foi submetida à análise termogravimétrica até a conversão total do carbonato em óxido de cálcio e em dióxido de carbono. Se considerarmos a pureza do carbonato de bário igual a 100% e a massa inicial sendo 7,5 mg qual deve ser o valor da perda demassa (Dm)?

2- Uma amostra recém preparada de 6,8 mg de sulfato de cobre hidratado foi submetida à análise termogravimétrica e apresentou uma perda de massa (remoção da água de hidratação) igual à 2,453mg quantas moléculas de água de hidratação apresenta a substância?



3- Um polímero puro utilizado na confecção de uma determinada peça automotiva apresenta curva TGcaracterística em atmosfera de N2 com uma perda de massa na Tonset de 280oC e, ao se utilizar massa inicial de 5,000mg em cadinho de a-alumina o valor de Dm de 1,878 mg é observado. Uma empresa automotiva adquiriu o mesmo polímero de outro fabricante, obteve uma curva TG nas mesmas condições anteriores porém com a utilização de uma massa inicial de 4,265 mg e a perda de
massa observada foi de 1,154 mg....
tracking img