Quimica petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA ORGÂNICA Até as primeiras décadas do século XIX, muitos cientistas acreditavam que compostos orgânicos eram obtidos a partir de animais e vegetais. Essa crença vinha desde civilizações antigas que extraíam corantes de plantas para tingir vestimentas ou preparavam bebidas a partir da fermentação de uvas. No entanto a idéia de que compostos orgânicos eram extraídos de organismo vivosperdurou até 1828, quando Friedrich Wöhler, químico alemão, aquecendo cianato de amônio um sal inorgânico, obteve uréia, uma substância tipicamente orgânica encontrada na urina de alguns animais. Essa experiência recebeu o nome de síntese de Wöhler.

A partir da síntese de Wöhler, outros experimentos foram realizados via laboratorial, demonstrando a possibilidade de sintetizar substâncias orgânicas nãotão somente a partir de animais e vegetais. Muitos desses experimentos constataram a presença do elemento carbono nos compostos sintetizados, essa constatação serviu para enunciar a definição de química orgânica: Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do elemento carbono. No entanto, essa definição não é ainda precisa porque muitas substâncias da química inorgânica apresentamcarbono e não podem ser' consideradas como substancias orgânicas. Por exemplo, o gás carbônico (CO2), o monóxido de carbono (CO), o ácido carbônico (H2CO3), o carbonato de sódio Na2CO3, bem como todos carbonatos e cianetos, apesar de apresentarem carbono em suas fórmulas, não são compostos da química orgânica.

ESTUDO DO ÁTOMO DE CARBONO O carbono, sexto elemento da tabela periódica, apresenta 4elétrons no seu nível mais externo:
1

6

12,00 C

CARBONO 2,4 2,26 2,5 3727 4830

Essa característica possibilita a união do carbono com outros átomos como H, O, N, Cl... formando um número enorme de compostos orgânicos. Acredita-se que o número de compostos, orgânicos ultrapasse 1 milhão. POSTULADOS DO CARBONO O químico alemão Kekulé, em 1857, determinou as características fundamentais do átomode carbono nos compostos mediante três postulados:

Friedrich August Kekulé - Químico alemão (1829-1896). Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em Química Orgânica, criou em 1857, a Teoria da Tetracovalência do Carbono, criou hipótese das ligações múltiplas e propôs, em 1865, após um sonho que teve, a fórmula hexagonal do benzeno. 

1º Postulado: Tetracovalência constante

Nos compostosorgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, exercendo 4 ligações, podendo essas ligações serem representadas por pares eletrônicos ou traços.

2



2º Postulado - As quatro valências do carbono são iguais

Esse postulado explica por que existe um só clorometano (H 3CCl), pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro, ou qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um sócomposto.

Qualquer uma dessas estruturas, independente da posição do cloro, receberá o nome de clorometano.  3º Postulado - Encadeamento constante Os átomos de carbono podem unir-se entre si formando cadeias carbônicas.

TIPOS DE UNIÕES ENTRE ÁTOMOS DE CARBONO Dois átomos de carbono podem se ligar entre si através de 1, 2 ou 3 pares eletrônicos.

FÓRMULAS Para efeito de representação escrita doscompostos orgânicos, são usados diversos tipos de fórmulas. Os principais tipos de fórmulas são representados a seguir: 

Fórmula Eletrônica

Também denominada de fórmula eletrônica de Lewis, demonstra por pares eletrônicos as ligações entre átomos. Exemplos
3



Fórmula Estrutural

E mais usada que as fórmulas eletrônicas, por ser mais rápida a sua escrita. Na fórmula estrutural, os pareseletrônicos que ligam os átomos são simbolizados por traços ou covalências. Exemplos

Para efeito de simplificação da escrita de cadeias com muitos átomos, as fórmulas podem ser condensadas da seguinte maneira:

A representação (CH2)2 indica os grupos CH2 da parte interna da cadeia:



Fórmula Molecular

Indica, por meio de uma simplificação máxima, as fórmulas anteriores em que os átomos de carbono...
tracking img