Quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os óleos essenciais são compostos comumente associados às plantas, estes óleos ocorrem em plantas e se concentram frequentemente em ramos, flores e sementes. Os óleos essenciais são misturas complexas de hidrocarbonetos, alcoóis e compostos carbonilados e pertencem ao grupo de substâncias conhecidas como Terpenos (1).
Dentre os inúmeros óleos essenciais, temos o cravo (Eugeniacaryophyllata) que é uma planta usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias entre as especiarias da china, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Na china os cravos eram usados não só como condimentos, mas também como anti- séptico bucal: qualquer um com audiência com o imperador precisava mascar cravos para prevenir o mau hálito.Viajantes arábicos já vendiam cravos na Europa ainda no império romano. (2)
O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra. A nomenclatura oficial da IUPAC para o eugenol é4–Alil–Metoxifenol. Possui um marcante efeito anestésico, sendo usado no tratamento de dores de dente. É também empregado na indústria de cosméticos. (3)
Teoricamente, a destilação por arraste a vapor é utilizada para purificar as substâncias orgânicas voláteis e imiscíveis em água. Geralmente são utilizadas duas das substâncias imiscíveis: água e a mistura a ser destilada. Este processo envolve aco-destilação da substância a purificar com água e tem como uma de suas principais vantagens o fato de a mistura ter um ponto de ebulição inferior ao da água. Dessa forma ela evapora e resta somente a água no recipiente inicial. De acordo com a Lei de Dalton a pressão total de vapor acima de uma mistura de duas fases é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais. (→Pt = P1+P2+...+Pi)(3)
O ponto de ebulição da mistura entre água destilada e óleo essencial é menor do que o ponto de ebulição de qualquer componente puro. Isto ocorre porque compostos que são insolúveis em água têm uma variação positiva muito grande da Lei de Raoul: “Os dois componentes são completamente imiscíveis e cada componente entra em ebulição independente do outro, a uma pressão total de vapor igual à somadas pressões de vapor de cada componente puro”. Dessa forma, a pressão total da mistura em qualquer temperatura é sempre superior à pressão de vapor de qualquer componente. O ponto de ebulição da mistura é constante enquanto ambos os componentes estiverem presentes.(3)
A figura 1 representa a aparelhagem utilizada para destilação por arraste a vapor: (3)

Figura 1 Aparelhagem para destilação avapor
| |
 Aparelhagem utilizada para destilação por arraste a vapor consta de um balão de destilação comum (utilizado para a coleta do produto qual se introduz um longo tubo de segurança), um tubo de desprendimento lateral que se comunica por uma tubulação de vidro a um balão de duas bocas e este, por sua vez, a um refrigerante de Leibig.(4)

OBJETIVOS
Geral:
Obter o óleo essencial docravo (eugenol) através do processo da destilação por arraste a vapor.

Especifico:
Obter o óleo essencial do através do processo da destilação por arraste a vapor e calcular seu rendimento

MATERIAIS E MÉTODOS

* Suporte universal (03);
* Manta (01);
* Garra de dois dentes (02);
* Garra de três dentes (01);
* Banho-maria (01);
* Balão de fundo redondo 250 mL (01);* Junção para funil de adição (01);
* Cravos (10g);
* Conexão para condensador (01);
* Diclorometano (25 mL);
* Sulfato de Sódio Anidro;
* Condensador (01);
* Mangueiras (02);
* Erlenmeyer de 125mL (01);
* Conector cabeça de clasen;
* Béquer de 100 mL (01);
* Madeira para suporte da manta (03);
* Pissete com Água (01);
* Pérolas de...
tracking img