Quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTRAÇÃO DE PIGMENTO DE REPOLHO ROXO




Resumo: Este artigo trata um experimento de extração de pigmento de repolho roxo utilizando alguns ácido. separando mistura de corantes: alaranjado de metila e azul de metileno. A cromatografia em coluna é uma técnica de partição entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. sólido deve ser um material insolúvelna fase líquida associada. A mistura a ser separada é colocada na coluna com um eluente menos polar e vai-se aumentando gradativamente a polaridade do eluente e consequentemente o seu poder de arraste de substâncias mais polares. O experimento permite ilustrar conceitos de objetivos e fundamentos dos métodos cromatográficos. Essa metodologia pode ser adaptada para separar outras substâncias.Palavras-chave: Extração por solvente, Ácido ‐ Base


1.Introdução

O processo de extração com solventes é um método simples, empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis.
 O extrato do repolho apresenta um comportamento diferenciado quando exposto a determinadas substâncias, apresentando mudança nacoloração da mistura que esta sendo testada, isto, se deve a presença das antocianinas.

O aumento da temperatura provoca um aumento da solubilidade de qualquer substância, por isso extrações a quente são sempre mais rápidas que aquelas realizadas à temperatura ambiente.




através de uma coluna cheia de carbonato de cálcio em pó, fazendo a lavagem com éter de petróleo. Conforme a amostradescia pela coluna, apareciam bandas separadas e cores distintas A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e fase estacionária (fixa, colocada em uma coluna ou numa superfície sólida), esta separaçãodepende da diferença entre o comportamento dos analitos entre as fases.
A cromatografia, em todas as suas formas e variações, constitui hoje um dos mais importantes métodos se separação de misturas, se não o mais importante. Este método faz uso das diferenças no grau de adsorção e das diferenças de solubilidade das várias substâncias.
Na técnica cromatográfica, a mistura é depositada sobrealguma fase estacionária, que pode ser uma tira de papel de filtro, uma camada delgada de sílica gel, algum outro adsorvente finamente dividido empacotado em um tudo de vidro. Os componentes de uma mistura são adsorvidos na superfície da fase estacionária em graus variados dependendo da natureza do componente, da natureza do adsorvente e da temperatura. Um solvente é, então, passado através da faseestacionária, movimentando-se por gravidade, por efeito capilar ou por pressão aplicada. Quando o solvente passa sobre a amostra depositada, os vários componentes tendem, em graus variados, a serem dissolvidos e arrastados juntamente com o solvente. A velocidade com a qual um componente irá mover-se depende de sua tendência relativa de ser dissolvido no solvente e de ser adsorvido na faseestacionária. O efeito resultante é que, quando o solvente passa lentamente através da fase estacionária, os componentes da mistura movem-se como zonas a
velocidades diferentes uns dos outros, ocorrendo assim a separação. Com a escolha apropriada do solvente e do adsorvente, é possível separar os componentes de muitas misturas complexas por essa técnica.
A cromatografia em coluna, o solvente (fase móvel)flui por ação de seu próprio peso, descendo através de um sólido adsorvente (fase estacionária).

2. METODOLOGIA

Cortar o repolho roxo em pedaços dentro de um almofariz, macerar com pistilo com uma pequena quantidade de água destilada (cerca de 25 a 50ml).
Transferir todo o conteúdo para um béquer de 250ml e aquecer a mistura durante 10 a 15min. Mexa com um bastão de vidro enquanto a...
tracking img