Quimica organica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação do ponto de fusão
1. Que se entende por ponto de fusão? Com que finalidade é usado?
Entende-se por ponto de fusão a temperatura na qual uma substância passa do estado de agregação sólido para o estado líquido. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já, as impuras ou misturas não apresentam o ponto de fusão bem definido, mas uma faixa de fusão, que serámaior, quanto mais impurezas contiver a substância. Sua finalidade é calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um sólido e identificar amostras desconhecidas, uma vez que existem tabelas de pontos de fusão para uma série de substâncias pura. É usado, por exemplo, na preparação de alguns fármacos que necessitem ser aquecidos sem precisar mudar de estado de agregação.

2. Procurar nabibliografia indicada o ponto de fusão do α-naftol e do ácido benzóico. Comparar com os resultados obtidos.
O ácido benzóico possui ponto de fusão de 122,1ºC e o α-Naftol de 95-96ºC na literatura, o que indica um bom resultado da prática realizada que obteve para o ácido benzóico ponto de fusão de 120-129ºC e para o α-Naftol de 90-105ºC.

3. Por que se recomenda que a determinação do pontode fusão seja realizada inicialmente com o α-naftol e não do acido benzóico?
O α-Naftol possui ponto de fusão menor, portanto é recomendado que os testes sejam realizados primeiramente com o mesmo, pois atingirá um valor de 96ºC o que ainda não é o suficiente para fundir o ácido benzóico que necessita de 122,1ºC. Portanto uma economia de tempo e material, não havendo necessidade de um outrobéquer com vaselina a baixa temperatura.
4. Tendo em vista a estrutura molecular do α-naftol, do acido benzóico, apresentar uma explicação para as diferenças de seus pontos de fusão.
O α-Naftol deveria ter ponto de fusão maior, pois possui mais carbonos. Porém o ácido benzóico tem a possibilidade de formar duas pontes de hidrogênio enquanto o α-Naftol apenas uma, assim as forçasintermoleculares entre moléculas de ácido benzóico é maior que entre as moléculas de α-Naftol.
5. De acordo com o ponto de fusão pesquisado, qual deveria ser a temperatura em que o acido benzóico passaria do estado liquido para o estado solido, ou seja, qual seria o ponto de solidificação?
O ponto de solidificação é igual ao ponto de fusão em substâncias puras, portanto o ponto de solidificação do acidobenzóico é de 122.1ºC.

Solubilidade
1. Qual o significado da expressão “semelhante dissolve semelhante”?
Isto significa que um solvente dissolverá um soluto se eles tiverem estruturas semelhantes. Geralmente solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não polares a dissolver solutos não polares, mas há exceções.
2. Benzeno, anilina e querosene, não se dissolvem emágua. Por outro lado, ácido acético e etanol se dissolvem. Por quê?
Benzeno, anilina e querosene, são compostos apolares, enquanto a água, é um composto altamente polar. Assim, não são solúveis em água. Já, o ácido acético e o etanol são compostos polares e, portanto, dissolvem-se em água.
3. Por que a anilina é insolúvel em água e solúvel em solução de HCL a 5%?
A anilina é umamolécula que possui o grupamento amina ligado diretamente a um anel aromático e, é caracterizada como uma base. A pouca solubilidade da anilina em água deve-se pela diferença de forças intermoleculares (pontes de hidrogênio) entre as moléculas, que são mais fortes na água do que na anilina. Já, a mistura com HCl a 5% foi solúvel , pois a amostra é neutralizada pelo ácido através de reação ácido - base.4. O ácido benzóico é solúvel tanto em solução de NaOH a 5% quanto em NaHCO3 a 5%, o p-cresol por sua vez é solúvel apenas em NaOH a 5% enquanto, o ciclo - hexanol não é solúvel em NaOH, nem NaHCO3 . Como se explicam estes fatos?
O ácido benzoico é um ácido suficientemente forte para reagir com o NaOH formando H2O e benzoato de sódio ou com o bicarbonato de sódio, que é uma base mais...
tracking img