Quimica na cabeça

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
TÍTULO:  INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E DE ATIVIDADES LÚDICAS

AUTORES: MACEDO, S.K.S. (IF-SERTÃO PE); NETA, V.P.S. (IF-SERTÃO PE) ; SOUZA,I.A. (IF-SERTÃO PE) ; SOUZA,J.A. (IF-SERTÃO PE) ; NASCIMENTO,S.N. (IF-SERTÃO PE) ; LIMA,V.C. (IF-SERTÃO PE) ; AGUIAR,L.O. (IF-SERTÃO PE)

RESUMO: O presente trabalho desenvolvido no segundo semestre de 2010 na escola públicaPadre Manoel de Paiva Neto numa turma de 1ºano localizada na cidade de Petrolina-PE, como forma de intervir nas dificuldades e deficiências diagnosticadas na turma proporcionou–se através da pesquisa e da ação o redirecionamento do ensino da química numa perspectiva construtivista, oportunizando assim a construção do conhecimento do estudante com novas metodologias de ensino, obedecendo aosParâmetros Curriculares Nacionais de Química. Através de aulas interativas e práticas tornando o ambiente escolar um espaço agradável no sentido de atrair os alunos na aula de química. Contribuiu com o ensino de uma forma diferenciada, dinâmica e interessante.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química. Didática. Intervenção Pedagógica.

INTRODUÇÃO: São grandes os desafios a enfrentar quandoa escola visa direcionar as ações para a melhoria do ensino. O Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) impõe a todos uma nova postura diante da problemática educacional atrelando-a aos resultados concretos do ensino-aprendizagem. Um dos desafios é garantir a efetiva melhoria da qualidade da educação com base nos resultados da avaliação educacional.Na disciplina de química, bastante afetadatanto pela falta de interesse dos alunos com a disciplina, quanto pela falta de professores especializados na área, evidenciou-se que o interesse dos alunos aflora através de mais aulas práticas.Com o intuito de intervir nas dificuldades e deficiências, foram realizadas aulas interativas e práticas buscando tornar o ambiente escolar um espaço agradável, que atraísse os alunos para as aulas deQuímica. Para Zóboli (2004), o ensino através de experiências enriquece e estimula os alunos a observarem, experimentarem em, sobretudo com a orientação do professor. Os experimentos são uma ferramenta de extrema importância na sala de aula estes por sua vez unem a teoria à prática, mostrando que a Química não é abstrata, complicada, e sim plausível fazendo parte do nosso dia a dia.Imbuídos nosentimento de concretização no processo de ensinagem, foi oportunizada a exposição do potencial do aluno, contribuindo para a promoção e integração de todos e voltando-se à construção da cidadania, não como meta a ser atingida num futuro distante, mas como prática efetiva do cotidiano escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto de intervenção pedagógica “QUÍMICA NA CABEÇA” desenvolvido poralunos do Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) – Campus Petrolina -unidade Industrial, e realizado na Escola Estadual Padre Manoel de Paiva Neto . Foram desenvolvidos diagnósticos com os alunos de 1° ano do ensino médio para identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao aprendizado daquímica. Compreendeu-se na aplicação de questionários com perguntas direcionadas ao ensino de química e a interpretação individual de conceitos, onde foi possível identificar o nível dos alunos quanto à disciplina, para superar as dificuldades e promover a compreensão dos conteúdos foram feitas dinâmicas, músicas, montagem de tabela, vídeo e experiências químicas.

RESULTADOS EDISCURSSÕES: Cerca de 80% dos alunos afirmam gostar de química, porém não sabem o porquê. E após algumas intervenções feitas com eles, essa idéia foi mudada. A participação dos alunos e educadores na preparação de experimentos em sala de aula gerou um estímulo neles, onde passaram a se entregar mais e participar mais das aulas de química. Isso mostra que trabalhar com alguns experimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha dos textos Química da atmosfera
  • Cabeca
  • Cabeça
  • cabeça
  • Cabeça
  • Cabeça
  • cabeça
  • cabeça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!