Quimica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Química moderna
Da metade do século XIX até hoje a química floresceu, as técnicas de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão solida sobre a natureza das reações químicas. O trabalho de Lavoisier inspirou John Dalton a formular a teoria atômica. Pela mesma época Amadeo Avogrado formulou sua própria teoria (Lei de Avogrado), onde relacionava as moléculas com pressão e temperatura.
Nametade do século XIX havia 60 elementos descobertos. Notaram que alguns elementos tinham propriedades químicas similares pelo que deram um nome a cada grupo de elementos parecidos. Em 1829, o químico J. W. Döbenreiner organizou um sistema de classificação de elementos no qual estes se agrupavam em grupos de três denominados tríades. As propriedades químicas dos elementos de uma tríade eramsimilares e suas propriedades físicas variavam de maneira ordenada com sua massa atômica.
Anos mais tarde o russo Dimitri Mendeleiev desenvolveu uma tabela periódica segundo o numero crescente das massas atômicas. Colocou os elementos em colunas verticais começando pelo mais leve e quando chegava a elementos que tinham propriedades parecidas as de outro elemento começava outra coluna. Em pouco tempoMendeleiev aperfeiçoou a sua tabela acomodando os elementos em filas horizontais. O seu sistema permitiu-lhe predizer com bastante exatidão as propriedades de elementos não descobertos até o momento. A grande semelhança do germânio com o elemento previsto por Mendeleev conseguiu finalmente a aceitação geral deste sistema de ordenação que ainda hoje segue-se aplicando.
Subdivisões da químicaFísico-química
A físico-química é a disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física (onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica) e a química. Suas funções variam desde interpretações das escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos.
Normalmente mudanças de temperatura, pressão, volume, calor, etrabalho de sistemas nos estados sólidos, líquidos egasosos estão relacionados até com microscópios atômicos e interações moleculares.
A Físico-química moderna é firmemente presa sobre a Física. Importantes áreas de estudo incluem termoquímica,cinética química, química quântica, mecânica estatística e química elétrica. A Físico-química também é fundamental para a ciência dos materiais
Químicainorgânica
É o ramo da química que trata das propriedades e das reações dos compostos inorgânicos. Neste é incluída ageoquímica
Química orgânica
É a ciência da estrutura, das propriedades, da composição e das reações químicas dos compostos orgânicos que, em principio, são os compostos cujo elemento principal é o carbono. O limite entre a química orgânica e a química inorgânica, que segue, não ésempre nítido; por exemplo, o óxido de carbono (CO) e o anidrido carbônico (CO2) não fazem parte da química orgânica.
Bioquímica
É o estudo dos compostos químicos, das reações químicas e das interações químicas que acontecem com osorganismos vivos.
Química analítica
É o estudo de amostras de material para conhecer a sua composição química e sua estrutura.
Química nuclear
É o estudo dosfenômenos materiais e energéticos que aparecem no nível do núcleo dos átomos.
Química dos polímeros
Alguns elementos como o carbono e o silício têm a propriedade de poder formar cadeias repetindo numerosas vezes a mesma estrutura. Estas macromoléculas têm propriedades químicas e físicas exploradas pela indústria.
Benefícios e malefícios
É impossível imaginarmos um mundo privado de combustíveis,medicamentos, fertilizantes, pigmentos, alimentos, plásticos etc., produtos fabricados em indústria química.
Os problemas que podem surgir dependem da forma de produção e aplicação desses produtos, e o homem, como usuário, deve estar consciente de seus atos.
Como exemplo, é bom observar a energia Nuclear. Passados 43 anos desde a construção do primeiro reator nuclear na Inglaterra, em certos...
tracking img