Quimica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Determinação do Fluoreto em Água1- Objetivo
Este experimento, visa principalmente buscar conhecimento na determinação de fluoreto em água, a partir de um método potenciométrico com o auxílio de um eletrodo íon seletivo-calomelano, oqual foi calibrado por uma solução de fluoreto com concentração conhecida. 

2- Introdução Teórica
Fluoreto em água pode ser determinado por métodos potenciométricos usando-se um eletrodo seletivoem conjunto com um medidor de atividade iônica. Para isso, calibra-se o eletrodo com soluções, de concentrações conhecidas, do próprio íon a ser analisado. Esta calibração é feita a partir de umgráfico com os resultados obtidos de, no mínimo, três soluções padrões de concentrações diferentes. Com o gráfico de calibração determina-se a concentração do íon em uma amostra de água, por exemploatravés da medida da f.e.m. do sistema eletródico calibrado imerso nesta solução.
Pode-se usar o método da adição padrão como uma alternativa à construção da curva de calibração.
Monta-se então, o eletrodoseletivo apropriado, juntamente com um eletrodo de referência conveniente, num volume conhecido (Vt) da solução amostra e mede-se a f.e.m. (Et) do sistema. A equação de Nernst portanto fica:
onde keé uma constante do eletrodo e at, a atividade do íon a ser determinado na solução, no caso, o fluoreto.
É então adicionada à solução amostra um volume conhecido V2 de uma solução padrão(concentração Cs) do íon que se deseja determinar, medindo-se a f.e.m. resultante (E2). A concentração Cs deve ser de 50 a 100 vezes maior que o valor de Ct. Com a nova f.e.m. E2 temos:
onde yt é o coeficiente deatividade do íon em questão.
Se as duas soluções têm forças iônicas semelhantes, possuirão os mesmos coeficientes de atividade, sendo então a diferença entre as duas f.e.m. expressa como:...
tracking img