Quimica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMICA MORDENA

Até o final do século XVII os cientistas acumulam conhecimentos sobre as propriedades físicas e químicas das diferentes substâncias. Conhecem o peso atômico dos átomos, a periodização dos elementos e aprofundam os estudos sobre as reações químicas. O modelo atômico disponível,
Lavoisier – o fundador da Química Moderna
A lei da conservação da massa (na natureza nada se cria,nada se perde, tudo se transforma) está relacionada ao nome de um químico muito famoso, Antoine Laurent Lavoisier, que é considerado o criador da Química Moderna, graças ao seu equipamento e materiais de ótima qualidade que evitavam erros nos estudos e resultava um trabalho com mais precisão.
O ano de 1789 ficou marcado com a publicação do livro Traité Elémentaire de Chimie, de Lavoisier, quefortaleceu o processo de revolução química.
Foi através de experiência em sistemas fechados, onde os gases eram impedidos de tornarem-se livres, que Lavoisier pode comprovar sua tese da conservação da massa.
Lavoisier permitiu que a matéria fosse constituída por princípios ou elementos, onde havia um elemento imponderável denominado calórico. Sendo assim, dois elementos seriam constituintes dogás oxigênio: o oxigênio e o calórico.
Foi nesta época que a química se desenvoloveu como ciência. As ideias de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas.
Lavoisier impulsionou novos trabalhos, como o de John Dalton sobre a teoria atômica.
O químico italiano Amadeo Avogadro formulou sua própria teoria (A Lei de Avogadro).

Aatualização da lei de Lavoisier – massa transformando-se em energia
Os estudos experimentais realizados por Lavoisier que levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico.
Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier:
"Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação éigual à massa total após a reação".
ou,
"Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".
Ou ainda, filosoficamente falando,
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
O que hoje podeparecer evidente, nem sempre o foi. Queimando-se magnésio, cientistas anteriores a Lavoisier observavam um aumento de massa, enquanto que, queimando enxofre, notavam uma perda de massa. Coube a Lavoisier, percebendo que esses ensaios deveriam ser feitos em sistemas fechados (onde não há troca de matéria com o meio ambiente), esclarecer que as diferenças de massas eram devidas à absorção ou liberaçãode gases durante as reações.
A atualização da lei de Lavoisier – massa trás formando-se em energia
Quando Albert Einstein constituiu a Teoria da Relatividade pensou que pudesse ocorrer a transformação da massa em energia ou o contrário.
Einstein por resoluções aritméticas chegou à equação:
E = m . c2 ou ∆E = ∆ m . c2
Onde
∆ E = variação de energia
∆ m = variação de massa
c =velocidade da luz no vácuo = 3 x 108m/s.
Porém, essa fórmula comprometeu a lei de Lavoisier, mas com fundamento, por exemplo, o surgimento do calor deve estar relacionado à perda de determinada quantidade de energia, ou o contrário, aumenta a massa aumenta a energia.
As teorias de Einstein e de Lavoisier discordam, pois a de Einstein diz que a matéria pode ser criada ou destruída, a partir de uma...
tracking img