Quimica lipidios e ceridios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Lipídios
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada e componentes celulares insolúveis em água que podem ser extraídos com solventes não-polares. Alguns lipídios servem como componentes estruturais de membranas e outra como forma de armazenamento de combustíveis. Ácidos graxos, que fornecem os compostos hidrocarbônicos de muitos lipídios, freqüentemente têm númeropar de átomos de carbono (geralmente 12 a 24) e podem ser saturados ou insaturados; ácidos graxos insaturados têm duplas ligações na configuração cis. Na maioria dos ácidos graxos insaturados, uma dupla ligação está na posição ∆⁹ (entre C-9 e C-10). Classificam-se em aqueles que possuem ÁCIDOS GRAXOS (glicerídeos, Cerídeos, Fosfolipídios, Esfingolipídios e Glicolipídios) em sua composição e aquelesque NÃO possuem (Terpenos, Esteróides, Carotenóides, Prostaglandinas, Tromboxanas e Leucotrienos).
Cerídeos
São ácidos orgânicos que são formados pela união dos ácidos graxos(de 16 a 30C) e de alcoóis superiores de cadeia longa (de 18 a 30C). Os cerídeos são classificados como lipídios simples. Podem ser produzidos tanto por animais como por vegetais, sendo genericamente chamados de ceras. Sãoas ceras em geral tem a importância de impermeabilização da superfície de frutas, folhas com o objetivo de evitar a perda de água. São encontradas na cera vegetal como cera de carnaúba, ceras animais como de abelha e é também produzida pelos nossos ouvidos, com a finalidade de protegê-los contra a entrada de corpos estranhos. Podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperaturaambiente. 
Estrutura: C17H35-COO-C20.




Desenvolvimento

Cera de abelha

Estrutura: C25H51-COOC15H31

No reino animal, a cera é produzida pelas abelhas na transformação do mel por elas ingerido com o auxílio de oito glândulas ceríngeas localizadas no lado ventral do abdômem das operárias.
Também existem ceras químicas que são produtos usados para lustrar pisos,móveis, automóveis e sapatos. Ceras industriais e domésticas, líquidas, em pasta ou em pedra. Além é claro de algumas mucosas e fluidos corporais que são popularmente chamados dessa maneira.
Extração
O método de extrair a cera dos favos é colocá-los dentro de um saco de pano, mergulhá-los em água com um peso em cima e aquecê-los para que a cera derreta e escôe pelas malhas do saco, no qual ficaretido o "bagaço" composto por uma finíssima malha de seda tecida pelas larvas que nasceram do favo em sucessivas gerações.
Composição e características
A cera é composta por ácido cerótico e palmítico, é isolante elétrico, funde a 63/64 graus centigrados, amolece a partir dos 35 graus, e tem densidade próxima da água. É solúvel em gorduras, azeites, benzina, sulfeto de carbono, terebentina,éter e clorofórmio. E muito maleável e utilizada para laminação de cera alveolada e utilizada para determinar a posição em que as abelhas deverão fundar os favos no interior da colméia. É utilizada na fabricação de medicamentos, cosméticos, depilatórios etc.

Uso medicinal
Mascada pura destrói o tártaro dentário e depósitos de nicotina. Mascada com mel purifica as vias nasofaringeas e é muitoeficiente nos casos de sinusite e asma do feno.

Cera de Carnaíba

Estrutura:C15H31-COOC26H53

A Carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore da família Arecaceae endêmica no semi-árido do nordeste brasileiro, árvore símbolo do Estado do Ceará, conhecida como árvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; os frutos são um riconutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera, um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras e revestimentos.
Por tratar-se de uma planta adaptada...
tracking img