Quimica laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório nº1 Prof. Ronaldo

Aferição de aparelhos volumétricos e densidade das substâncias


CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS VOLUMÈTRICOS

Objetivos:
Aprender a calibrar um instrumento de medida de volume.
Aprender a conferir a calibração de um instrumento.
Conferir a calibração de balões volumétricos, pipetas e buretas.
Determinar densidade das substâncias pelo picnômetro e provetaIntrodução Teórica:

A precisão de um instrumento mede a maior ou menor dispersão das medidas feitas com esse instrumento ao redor do seu melhor valor. A precisão reflete os erros estatísticos ou erros casuais ou também chamados erros fortuitos da medida, os quais não tem como evitá-los. Eles, ora são negativos e ora são positivos. A exatidão de um instrumento mede o quanto as medidas, ou omelhor valor, são feitas, com esse instrumento, se afastam do verdadeiro valor da medida (μ). A exatidão reflete o erro sistemático do instrumento, ou do valor medido. O erro sistemático pode ser determinado. Ele tem sinal, isto é, pode ser sempre negativo ou sempre positivo. Nunca acontece como o estatístico que na mesma medida pode ser negativo e positivo. Os erros sistemáticos podem originar-sede erros do instrumento, erros do método e erros pessoais.
O desvio, ou erro sistemático, pode ser controlado e diminuído. E de posse do seu valor pode ser feita a correção no resultado final. Entretanto, nem sempre isto é possível na prática. Por motivos diversos, pode ser que não seja possível de reduzir, ou estabelecer correções para os erros sistemáticos. Às vezes, eliminar um errosistemático, relativamente pequeno em uma experiência, pode custar muito tempo e muito dinheiro, sendo inviável qualquer procedimento para a correção do mesmo. Erros sistemáticos de qualquer tipo,que não possam ser reduzidos a um valor baixo
ou para os quais não seja possível fazer correções, são chamados de erros sistemáticos residuais.
As incertezas residuais devem ser tratadas como incertezasestatísticas, para efeito de indicação do erro-padrão no resultado final de uma grandeza.
Uma das tarefas fundamentais do químico é certificar-se de que todo material por ele utilizado corresponde exatamente ao especificado. Para os materiais que usamos em laboratório, quando de procedência idônea comumente dispensamos tal procedimento; entretanto, no caso de qualquer duvida, devemos submetê-los a umaaferição.
A técnica consiste em lavar adequadamente o material, determinar a massa de água ao volume correspondente do aparelho numa balança analítica, converter esta massa de água em volume, mediante a consulta de densidade da água na correspondente temperatura.


d = [pic] V = [pic]

[pic]Onde:



m =massa de água encontrada
d =densidade da água na correspondente temperatura deaferição do aparelho(tabela abaixo)
V = volume do aparelho encontrado

OBS: Devemos efetuar pelo menos três medidas para cada aparelho e tirar uma media aritmética
Procedimentos:
Limpeza da superfície

A limpeza da vidraria deve ser feita com detergente, agitando várias vezes e usando uma escova, enxaguando muito bem em seguida. Se a vidraria não tiver suficientemente limpa após a lavagemcom detergente, aplicar solução sulfocrômica (35 g de dicromato de potássio em um mínimo de água, adicionando lentamente ácido sulfúrico concentrado até completar 1 L), ou HCl 1:1.
Depois que fizer a limpeza da vidraria, lavar com água destilada.


Procedimento de análise:


Cada grupo receberá os seguintes aparelhos a fim de aferi-los:

a) uma pipeta volumétrica de 5 ml ou 10ml
b)uma pipeta graduada de 10ml ou 20ml
c) uma bureta de 50ml


1) Determinação da massa do béquer :
Leve até a balança o béquer que o seu grupo recebeu e anote sua massa na linha B do quadro da pagina .

2) Meça com o termômetro a temperatura da água destilada que você usara,consulte a tabela abaixo e anote a densidade correspondente na linha C do quadro , faça a pesagem da água de...
tracking img