Quimica inorganica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de ciências exatas e da terra
Departamento de Química
Química inorgânica experimental

Experimento III: Sistemas e reações químicas

Natal-RN
Maio de 2011
Objetivos
Desenvolvimento teórico
As reações químicas ocorrem quando os átomos se reagrupam entre substâncias de um mesmo sistema. Através desta temos informações qualitativas equantitativas. Uma equação química representa uma reação descrevendo o que ocorre quando os reagentes são misturados. Conhecendo as fórmulas dos reagentes e dos produtos, podemos escrever uma reação.
Alguns fatores evidenciam a ocorrência de uma reação química. Esses fatores são diferenças perceptivas e significativas entre o estado final e inicial da reação. Podemos usar alguns critériosqualitativos para observar essas mudanças. Exemplo: formação de produtos gasosos( há borbulhamento da solução), formação de precipitado(produto sólido insolúvel decorrente de um excedente do soluto tornando-o não completamente solúvel no solvente), mudança de cor, de odor e de temperatura( que significam a transferência de energia).
O principal efeito e mais comumente encontrado é a formação do precipitado.A reação de precipitação envolve íons que reagem para formar sólidos pouco solúveis. Os sais são facilmente dissolvidos na água tornando-se completamente ionizados. Em uma solução apenas de sais, seus íons tornam-se livres para reagir. As interações mais eletrostaticamente favoráveis prevalecem. Desta nova associação pode surgir um novo precipitado.
Os precipitados podem ser de vários tipos, deacordo com a forma e tamanho das partículas produzidas:
a)precipitado cristalino – partículas pequenas de formato regular tendo superfície lisa sedimentam-se rapidamente e é fácil de filtrar.
b) granular – pequenos e discretos grãos que se sedimentam com facilidade. Facilmente distinguidas
c) finamente dividido – partículas extremamente pequenas que levam um tempo muito longo para sedimentard) coloidal tipo gelatinoso – massa compacta com aspecto de gelatina. Na manipulação enclausura impurezas de forma a tornar sua lavagem impossível
e) coloidal finamente dividido – As partículas são tão pequenas que dificilmente sedimentam e atravessam até os poros de um filtro.
Há também precipitados que tornam a solução turva sem que haja depósitos de sólido no fundo do recipiente. Esse fatopode ocorrer com presença de partículas sólidas em suspensão que impedem a passagem da luz ou elevada concentração de substância de cor escura, o que resulta na completa absorção ode luz.
A mudança de cor também é importante, se a nova cor observada é resultado de uma combinação de cores dos reagentes, não podemos afirmar que houve reação química. O resultado aqui não é conclusivo, só é quando anova cor observada pode resultar da combinação das cores dos reagentes.
Concluindo que houve uma reação química podemos classifica-las em:
a) Reação de combinação – tem como produto uma substância mais completa formada pela união de duas ou mais substâncias. Denominada de reação de síntese ou de adição quando pelo menos uma das reagentes é composta:
C(S) + O₂(g) ->CO2(g) – combinaçãoCaO(s) + CO2(g) -> CaCO3(s) - adição
b) Reação de decomposição - um reagente dá origem a duas ou mais substâncias distintas. Pode ser chamada de reação de analise
Ca(OH)2(s) -> CaO(s) + H2O(g)
c) Reação de deslocamento – ocorre uma substituição de átomos entre as substâncias
1. Simples troca – um elemento constituinte de um composto é substituído por outro elemento.Pb(s) + CuSO4(aq) -> Cu(s)
2. Dupla troca – duas substâncias permutam entre si dois elementos.
CaCl2(aq) +H2C204(aq) -> CaC2O4(s) + 2HCl(aq)
d) Reação de precipitação – realizada em presença de reagente liquidou em solução, ocorre à formação de um material insolúvel no meio.
Pb(NO3)2(aq) + Na2CrO4(aq) -> PbCrO4(s) + 2NaNO3(aq)
e) Reação de neutralização - ocorre...
tracking img