Quimica inorganica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA “OSWALDO CRUZ”





ÁCIDOS INORGÂNICOS



















São Paulo
2012


INTRODUÇÃO

1 HISTÓRICO

Com o advento da Revolução Industrial (a partir do século XVIII até o presente), que iniciou na Inglaterra, certos produtos químicos tornou-se de interesse comercial, necessários em grande escala. O ácido sulfúrico foi o primeiro desses "produtosindustriais". Até já foi dito que se mede o grau de industrialização de um país pela quantidade de ácido sulfúrico produzido por seu parque industrial. Deste modo, as industriais inglesas investiram larga quantidade de dinheiro, tempo esforço na tarefa de melhorar o processo de produção de ácido sulfúrico. Pequenos ganhos na produção levaram a enormes lucros, devido à grande quantidade consumidapelas indústrias. O processo de produção de ácido sulfúrico empregado desde 1749 era conhecido por "Método da Câmara de Chumbo". Nesta técnica, havia pouco entendimento do processo, que basicamente requeria ar, água, dióxido de enxofre, nitrato e um grande container de chumbo. Desses ingredientes, o nitrato era freqüentemente o mais caro. Isto porque no estágio final do processo, nitrato (na forma deóxido nítrico) era perdido para a atmosfera, necessitando de uma corrente de reposição de nitrato puro. Este nitrato adicional, na forma de nitrato de sódio, tinha que ser importado do Chile, tornando-o muito caro. Em 1859, John Glover ajudou na solução deste problema pela introdução de uma torre de transferência de massa para recuperar parte do nitrato perdido. Nesta torre, ácido sulfúrico (queainda continha nitrato) era gotejado descendentemente contra uma corrente de gases ascendente. O gás ascendente absorvia parte do óxido nítrico. Após a torre, o gás fluía de volta à câmara de chumbo onde o óxido nítrico era reutilizado. A Torre de Glover representou uma tendência em muitas indústrias químicas durante o final do século XIX. Pressões econômicas estavam forçando um rápidodesenvolvimento e modernização das plantas químicas. Uma planta bem desenhada, com operações químicas novas, tais como a Torre de Glover,representava a diferença entre o sucesso e a falência em um ramo de indústrias químicas altamente competitivas.
Em 1831, o comerciante de vinagre britânico Peregrine Phillips patenteou um processo bem mais econômico para produzir tri óxido de enxofre e ácido sulfúricoconcentrado, conhecido hoje como o processo de contato. Basicamente todo o fornecimento mundial de ácido sulfúrico atual é feito por este método
Esse trabalho tem como principal objetivo estudar os Ácidos Inorgânicos, porém, dentre os principais Ácidos existentes foi escolhido o Ácido Sulfúrico H2SO4, onde, através de visita em campo será abordado todo o processo de fabricação do produto, além de suasaplicações e importância do produto para o ser humano e meio ambiente.

2 QUÍMICA INORGÂNICA
Química inorgânica é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididas em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".
• Ácidos
• Bases
• Óxidos
• Sais.


3 DEFINIÇÕES DE ÁCIDOS


Os ácidos se fazem muito presentes em nosso cotidiano, estão presentes até mesmo na nossa alimentação,como por exemplo, nas frutas cítricas encontramos os ácidos cítricos e ascórbicos (vitamina C).


Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substâncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na água. Entre tais propriedades destacavam-se o sabor, semelhante ao do vinagre; a facilidade de atacar os metais, dando origem a um gás inflamável; e o fato de...
tracking img