Quimica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Engenharia Mecânica
2ª Série
Química
Matéria, energia, transformação e substâncias



























1º- Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas
concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada:
Gases que a compõem a atmosfera até 96km com suas respectivasporcentagens por volume:
Nitrogênio (N2): 78,088% - A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber.

Oxigênio (O2): 20,949% - O oxigênio é utilizado principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço.

Argônio (Ar): 0,93% - O argônio pressurizado é usado parainflar airbags de automóveis. Lasers de argônio têm aplicação medicinal como cirurgias dos olhos e outras.

Dióxido de carbono (CO2): 0,03% - Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritações nas vias aéreas, vômitos, náuseas e até mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nosincêndios).

Neônio (Ne): 0,0018% - é utilizado em pequenas lâmpadas de sinalização usadas em aparelhos elétricos e eletrônicos. Em lâmpadas para anúncios luminosos (misturado com argônio). Em válvulas para raios-X (misturado com argônio).
Hélio (He): 0,0005% - O gás hélio é usado para o enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores.

Metano (Ch2): 0,0002% - OMetano é usado como matéria prima para fabricar: dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno.

Criptônio (Kr):0,0001% - O criptônio é usado para enchimento de lâmpadas, tubos eletrônicos, tubos fluorescentes, refrigeração criogênica, e lasers gasosos.
Acima de 96 km, perde a homogeneidade; formam-se camadas sucessivas de oxigênio (O2), hélio (He) e hidrogênio(H) atômico.
Os raios solares aquecem a superfície terrestre em torno de -27ºC. Em resposta, a Terra emite raios infravermelhos em todas as direções. Eles são absorvidos pelo dióxido de carbono e pelas moléculas de vapor de água que se encontram nas camadas inferiores da atmosfera e devolvidos. Parte deles é dirigida para baixo, retornando à superfície terrestre. Isso provoca um aumento datemperatura em 43ºC, o que resulta em uma temperatura média de 16ºC, durante o ano inteiro.
2º- Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta.
Todos os gases da atmosfera são substâncias simples por conter apenas um elemento em sua formação, com exceção do CO2 que é formado por 2 átomos de oxigênio e um de carbono.

3º - Pesquisecomo é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.
Cada tipo de mistura tem sua característica e modos de se realizar a separação. O objetivo deste trabalho é analisar as maneiras de fazer a separação de gases da atmosfera.
SEPARAÇÃO GÁS-GÁS
a) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Obs.: Umaaplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).

b) Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases.
Algumas substâncias, tais como o carvão ativo,têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.
c) Criogenia: Todo processo criogênico consiste de 3 etapas
1)CO Filtragem e compressão do ar;
2) Remoção de contaminantes, como vapor de água e dióxido de carbono, que congelaria durante o processo;
3) Resfriamento do ar até...
tracking img