Quimica forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Química ForenseNome: Isabella Cristina Coutinho de FreitasSérie : 1ºMCurso: Técnico em QuímicaProfessor: Adriana Scarabelini JundiaíMarço/2013JundiaíMarço/2013 | |
ÍndiceSumário
Introdução 3
Química Forense 4
Química como ciência 5
Áreas de atuação da Química . 6
O que é Química Forense ? 11
Como atuam os Químicos Forense ? 12

| |
| |

IntroduçãoQuímica Forense



 A solução de um crime, com a punição dos culpados, é a meta primordial da justiça. Ao desvendar as circunstâncias de um crime, os investigadores fazem um trabalho de grande importância: de um lado, protegem a população da ação de criminosos e de outro, impedem que inocentes sejam punidos injustamente.
 
Técnicas sofisticadas como cromatografia, espectroscopia, espectometriade massa, calorimetria, papiloscopia e termogravimetria são capazes de identificar a substância utilizada em um envenenamento, as impressões digitais de envolvidos em crimes, manchas orgânicas, como sangue, esperma, fezes e vômito, manchas inorgânicas, como lama, tinta, ferrugem e pólvora, e analisar evidências como fios de cabelo, peças de vestuário, poeiras e cinzas em locais de crime.
 
Aquímica forense engloba análises orgânicas e inorgânicas, toxicologia, investigações sobre incêndios criminosos e serológica, e suas conclusões servem para embasar decisões judiciais.
 
Apesar de as investigações criminais serem o aspecto mais conhecido da química forense, ela não se limita a ocorrências policiais. O químico forense também pode dar seu parecer em decisões de natureza judicial, atuarem questões trabalhistas, como determinar se uma atividade é perigosa ou insalubre, detectar adulterações em combustíveis e bebidas, uso de drogas ilícitas, fazer perícias em alimentos e medicamentos e investigar o doping esportivo.

Química como ciência


A química como ciência o filósofo grego Aristóteles pensava que as substâncias estavam formadas por quatro elementos: terra, ar, águae fogo. Paralelamente acontecia outra corrente, o atomismo, que defendia que a matéria estava formada por átomos, partículas indivisíveis que podiam ser consideradas a unidade mínima da matéria. Esta teoria, proposta pelo filósofo grego Demócreto de Abdera não se popularizou na cultura ocidental pelo peso das obras de Aristóteles na Europa. Sem empecilhos tinha seguidores (entre eles Lucrécio) e aidéia ficou presente até o princípio da idade moderna. Entre os séculos III a.C e o século XVI d.C a química estava dominada pela alquimia. O objetivo da investigação mais conhecido da química era a busca da pedra filosofal, um método hipotético capaz de transformar os metais em ouro. Na investigação alquimica se desenvolveram novos produtos químicos e métodos para separação de elementosquímicos. Deste modo foram se assentando os pilares básicos para o desenvolvimento de uma futura química experimental. A química como tal, começa a se desenvolver entre os séculos XVI e XVII. Nesta época foram estudados o comportamento e as propriedades dos gáses estabelecendo-se técnicas de medição. Pouco a pouco foi se desenvolvendo e refinando-se o conceito de elemento como uma substância fundamentalque não podia se transformar em outras. Também nessa época se dsenvolveu a teoria do flogisto para explicar os processos de combustão. Imagem de Antonie Lavoisier, considerado como o fundador da alquimia a partir do século XVIII, a química adquire definitivamente as características de uma ciência experimental. Se desenvolveram cuidadosos métodos de medição que permitem um melhor conhecimento dealguns fenômenos, como o da combustão da matéria, descobrindo Lavoisier o oxigênio e assentando finalmente os pilares da química moderna.

Áreas de atuação da Química .

ABRASIVOS
São materiais usados no polimento de uma variedade de produtos que abrange desde sapatos até peças de mármore. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos das indústrias de...
tracking img