Quimica fenomenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenômenos Físicos e Químicos
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

1.fenômenos fisicos
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico.
No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.Exemplos de fenômenos físicos são
. Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
• Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.
• O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
• Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.

Obs: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a suaforma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.

Fenômenoquímico.
Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.

No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.
Exemplos defenômenos químicos são:
• Um papel que é queimado.
• Uma palhinha de aço que enferruja.
• O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter aceti.
• O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.

Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, a transformação nacomposição da matéria implica necessariamente uma liberação ou absorção de energia.
Fenômenos químicos que ocorrem com liberação de energia são denominados exotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação exotérmica em geral é mais estável que aquela que lhe deu origem.



Fenômeno químico exotérmico.
Note que essa definição se refere ao saldo de energia da matéria transformadaem relação ao meio ambiente após o fenômeno químico ter sido concluído, já que todos os fenômenos químicos necessitam de um fornecimento externo de energia – que pode variar de muito grande a muito pequeno – para serem desencadeados.
Por exemplo, para desencadear a combustão ou queima do papel, é necessário um fornecimento externo de energia, fogo.

Toda combustão só se inicia a partir de umfornecimento externo de energia.

Obs: O fogo é uma emissão simultânea de calor e luz, que acompanha determinadas transformações químicas. Quando colocamos fogo em um papel, estamos fornecendo energia térmica e luminosa(radiante). A energia liberada na combustão é muito maior do que a energia que foi absorvida para desencadear a queima.

No entanto, o saldo de energia para o meio ambientedepois da combustão(queima) do papel é positivo, ou seja, a combustão do papel é uma transformação em que a energia liberada no final é maior que a energia absorvida para desencadear o fenômeno.
Dessa forma as cinzas sólidas e a matéria gasosa liberada na combustão completa do papel são mais estáveis que o papel em si porque foram formadas por meio de um processo químico exotérmico

Todacombustão é um fenômeno químico exotérmico, e a matéria produzida numa combustão é mais estável do que a matéria que sofreu combustão para formá-la.

Obs: O homem utiliza a energia liberada na combustão de alguns tipos de matéria, por exemplo, gasolina, álcool etílico e carvão para realizar trabalho como movimentar engrenagens de motores em geral, sejam de máquinas industriais ou agrícolas,...
tracking img