Quimica da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química da Vida:
Como a química ajuda a entender as teorias sobre a origem da vida em nosso planeta?
Abiogênese:
O que é? Designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.
A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi a primeira idéia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles.
Ideias antigas deabiogênese também recebem o nome de geração espontânea, e essas foram, há muito tempo, descartadas pela ciência; consistiam basicamente na suposição de que organismos mais complexos, dos que se observa diariamente, não se originassem apenas de seus progenitores, mas de qualquer ser inanimado (sem vida).
O acordo científico atual é que a abiogênese ocorreu aproximadamente entre 4,4 bilhões de anos,quando vapor de água condensou-se pela primeira vez na Terra, e 2,7 bilhões de anos atrás, quando a proporção de isótopos estáveis de carbono, ferro e enxofre apontam para uma origem biogênica de minerais, sedimentos e marcadores biomoleculares indicam a existência de fotossíntese.
Aristóteles em sua versão há mais de dois mil anos, supunha a existência de um "princípio ativo" dentro de certasporções da matéria inanimada. Esse princípio ativo organizador seria o responsável pelo desenvolvimento de um ovo no animal adulto, cada tipo de ovo tendo um princípio organizador diferente, de acordo com o tipo de ser vivo.
Esse mesmo princípio organizador também tornaria possível que seres vivos completamente formados eventualmente surgissem a partir da "matéria bruta".
Biogênese:
O que é?É uma Lei biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.
O primeiro passo foi dado pelo italiano Francesco Redi, no colégio SION, que em 1668, ele fez um experimento da seguinte forma: Utilizando dois potes, colocou um pedaço de carne em cada, um estava completamente aberto, outro com uma tela de proteção impedindo a entrada de moscas. Ele então observou que os vermessó surgiram no pote que estava aberto, onde as moscas entraram e botaram seus ovos.
Louis Pasteur, na década de 1860, realizou experimento que derrubou de vez a teoria da abiogênese. Realizou experimentos utilizando frascos de vidro que possuíam o gargalho semelhante à pescoços de cisne. Dentro havia um caldo nutritivo. Esses frascos com caldo foram fervidos e deixados em repouso por alguns dias.Não houve formação de microorganismos, pois a água que evaporou do caldo ficou retida nas paredes do gargalo e funcionou como um filtro de ar, e os microorganismos ficavam retidos nele, não entrando em contato com o caldo. Pasteur quebrou os gargalos e deixou o caldo em contato com o ar. Após alguns dias ele observou o desenvolvimento de microorganismos no caldo, que antes estavam no ar.
Como aquímica é importante para entendermos como ocorre a formação de átomos com grande massa atômica no interior de estrelas e supernovas?
Primeiramente, o que é uma Estrela?
Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é afonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos.
Pelo menos durante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido à fusão nuclear do hidrogênio no seu núcleo, liberando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espaço sideral. Quase todos oselementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hélio fosse criado por estrelas, seja pelo nucleossíntese estelar durante as suas vidas ou pelo nucleossíntese de supernova quando as estrelas explodem.
Uma estrela se forma pelo colapso de uma nuvem de material composta principalmente de hélio e traços de elementos mais pesados. Uma vez que o núcleo estelar seja suficientemente denso, parte do...
tracking img