Quimica cinetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Como Funciona o airbag dos automóveis?
Airbag, também conhecido por bolsa de ar ou almofada de ar[1], é um componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito, lateralesquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado.
Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica dentro de um balão de ar muitoresistente, que é o próprio Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o choque e evitando que motoristas e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o Airbag vai perdendo pressão após o acionamento.
Para que as pessoas sejam protegidas pelos airbags é necessário que eles sejam inflados muito rapidamente: 25milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que o piscar de olhos. A reação química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a decomposição de azida de sódio.
A azida de sódio é um composto químico muito instável e tóxico, constituído por átomos de sódio e de nitrogênio (NaN3). No sistema de airbag a azida de sódio encontra-se num pequeno contentor, juntamente com nitrato de potássio (KNO3)e óxido de silício ( SiO2). Quando acontece a activação do airbag, ocorre uma ignição eletrônica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C. Esta temperatura desencadeia a reação química de decomposição da azida de sódio em sódio metálico (Na) e em nitrogênio molecular (N2).
O nitrogênio molecular é libertado como um gás, que rapidamente enche o airbag. É no entanto necessário ter cuidado com osódio, que é um metal muito reativo. Este reage rapidamente com nitrato de potássio, libertando mais nitrogênio molecular, óxido de sódio e óxido de potássio. Finalmente estes óxidos reagem com o óxido de silício formando-se vidro em pó.
O vidro formado é filtrado de forma a não entrar na almofada. O nitrogênio molecular é um gás inerte e não combustível. Em caso de colisão o nitrogênio não reage,pelo que não é um perigo para o condutor e passageiros. Quase ao mesmo tempo que a almofada se enche começa a esvaziar de forma controlada, outra forma de amortecer o choque.
 
 
2. Porque o carvão em brasa fica incandescente quando abanamo-lo?
Quando se abana carvão em brasa, que está na churrasqueira, ele se torna mais incandescente.
 Ao abanar, removemos o ar de dentro da churrasqueira (quetem
muito gás carbônico e pouco oxigênio) e em seu lugar colocamos “ar novo”. Assim, aumentamos a concentração de oxigênio no local da combustão tornando a reação mais rápida. 
Porque abanando o carvão você aumenta a quantidade do comburente (oxigênio) necessário para a combustão.

Calor -> Combustível -> Oxigênio ....

Quanto + Calor , + Combustível , + Fogo , + Oxigênio + Fogo !Você aumenta a concentração de oxigênio e isto faz crescer a chama, para fazer um experimento pegue um pedaço de carvão que estiver aceso (pequeno) e coloque sob (abaixo) ele um copo transparente, vc vai notar que o carvão irá se apagar é porque consumiu todo o oxigênio que havia no espaço do copo, pegue outro pedaço e faça a mesma coisa e quando estiver quase apagando tire o copo e comece a abanarbem devagar e verá que a chama irá aumentar.
Quando o carvão queima sem uma corrente de ar,a quantidade de oxigênio em sua proximidade é limitada,e a combustão se processa mais devagar e de forma menos eficiente.
Quando se abana o carvão,a corrente de ar traz grande quantidade de oxigênio,que alimenta a combustão,que se processa mais vigorosamente a medida que o ar se renova.
 
 
 
3....
tracking img